«Encontros improváveis: conversas da Fé» enquadra-se na celebração dos 75 anos da consagração do concelho de Alfândega da Fé ao Imaculado Coração de Maria.
O incomum encontro entre figuras tão diferentes do panorama social com o mote da Fé tem tanto de aliciante como de inovador.
Urge sagacidade num tempo de inoperância ôntica e de desvirtuação axiológica. A Fé tem, ainda, um papel de enorme relevo na formação de consciências mais cívicas, mais responsáveis e mais críticas. A anestesia constante das consciências, deverá ser um estímulo para dar a conhecer o tesouro imensurável da Fé, das virtudes teologais e da proposta renovadora de vida.
Seremos levados pela poesia da Fé nesta odisseia do encontro. Encontro que se assume como lugar de doação e de descoberta.
Num tempo em que pouco falamos de nós mesmos e que nunca nos deixa ter tempo para escutar os outros, nada melhor do que, pelo diálogo, gerar reuniões que, na linguagem de preciosa filigrana ético-moral, conduzam à vital doação e à incondicional entrega ao bem-comum
A Igreja foi aos longo dos séculos patrona e mecenas do diálogo e da cultura. Nesse sentido, este evento será vivido no interior carismático, cultural, artístico, histórico da Igreja de Alfândega da Fé.
Os convidados, com raízes neste território e nomes de referência em distintas áreas, como o D. José Cordeiro, Dr. Paulo Mendes Pinto, Dr. Duarte Soares, Dr. Paulo Meirinhos, com moderação pela Dr.ª Fátima Pimparel, suscitar-nos-ão uma reflexão séria e autêntica da existência, do sentido da vida, do lugar da Fé e do papel do crente na sociedade civil, tendo sempre como horizonte a promoção integral e a defesa da pessoa humana.
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário