Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Rede de Castros - Beneficiação do Castelo dos Mouros - 1ª Fase

Estudar e Preservar o Património Cultural de uma comunidade é munir essa mesma comunidade de uma ferramenta fundamental para o seu desenvolvimento sociocultural e económico. 
A conservação e valorização deste nosso Povoado Fortificado da Idade do Ferro representa uma vontade de preservar a nossa memória colectiva enquanto elemento caracterizante da nossa identidade. Memória colectiva que está representada naquilo que é o nosso património cultural seja móvel ou imóvel, material ou imaterial. Para além deste elemento identitário, por serem elementos da formação do que hoje nós somos e do que poderemos vir a ser é também um recurso endógeno relevante para a nossa economia local. Se um sítio como é o Castelo dos Mouros estiver preservado e visitável demonstra a nossa capacidade enquanto comunidade de nos valorizar e consequentemente de atrair visitantes ao nosso território, do Nordeste Transmontano, uma terra repleta de riquezas culturais, de saberes e fazeres, com uma gastronomia genuína, com elementos paisagísticos e da natureza muito próprios.
Assim após a conclusão do projecto de investigação e valorização do Castelo dos Mouros de Vilarinho dos Galegos, também designado por Castro de Vilarinho dos Galegos, que nos deu a conhecer o seu complexo defensivo e a sua ocupação ao longo de vários séculos, o Município de Mogadouro irá executar a primeira fase do “Projecto de Conservação e Valorização do Castelo dos Mouros – Rede de Castros”, sob a designação “Rede de Castros – Beneficiação do castelo dos Mouros – 1ª Fase”. O projecto do Município de Mogadouro, co-financiado pelo programa de Recuperação de aldeias do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 (PDR2020) do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural, nesta fase incidirá sobre o restauro e conservação da Muralha Sul, como podem ver nas imagens anexas.




Sem comentários:

Enviar um comentário