Para aumentar a cooperação entre Portugal e Espanha vão ser tomadas medidas na ordem da saúde, educação e transportes públicos.
“Há várias medidas que incluem a preparação do futuro, naquilo que diz respeito à priorização de quais são os investimentos conjuntos a fazer e as prioridades estratégicas e também tudo que tem a ver com partilha de recursos”, explicou.
A secretária de Estado acredita que a cooperação transfronteiriça é um dos caminhos para o desenvolvimento da região.
“A cooperação transfronteiriça assume um papel essencial naquilo que é a valorização do interior e também no aumento da competitividade destes territórios pela internacionalização de bens e serviços desenvolvidos à base dos recursos endógenos destes territórios”, disse.
O orçamento para a cooperação transfronteiriça ronda os 360 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. De entre os vários projectos submetidos, o maior financiamento será aplicado em planos de inovação. João Bule, Coordenador do Programa INTERREG Portugal-Espanha, acredita que através da inovação é possível aumentar a cooperação.
“Estamos numa fase em que tem que se capitalizar no sentido de criar estas redes onde a inovação tem um peso preponderante para o sucesso do programa”.
O Programa de Valorização do Interior e Plano Estratégico de Cooperação entre Portugal e Espanha será apresentado no dia 27 de Fevereiro, no I Conselho de Ministros Descentralizado, em Bragança.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais
Sem comentários:
Enviar um comentário