Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Portugal entra para organização internacional da panificação e pastelaria

Portugal é o mais recente membro do Richemont Club, uma organização internacional com origem na Suíça e que tem como objectivo promover o reconhecimento público dos sectores da padaria, pastelaria e confeitaria.
A presidente do clube português é Elisabete Ferreira, proprietária da empresa do concelho de Bragança “Pão de Gimonde”. A padeira explica que a fileira está muito desvalorizada, por isso defende que é necessário apostar na formação.
“O principal propósito é valorizar toda a fileira do pão e da pastelaria, porque é muito desvalorizada e há muita dificuldade em encontrar recursos humanos qualificados”, explica.
Além da defesa de cursos específicos na área, o clube propõe ainda a criação de uma carteira profissional do padeiro e do pasteleiro.
Organizar encontros, workshops e debates para melhorar o saber profissional, mas também destinados à sociedade em geral e à comunidade estudantil como forma de combater mitos, são algumas das iniciativas pensadas pela delegação portuguesa.
“Queremos que o consumo de pão não diminua, que é o que tem vindo a acontecer, porque são substituídos por alimentos muito mais calóricos e menos saudáveis. O pão, de uma maneira geral, é saudável, mas com a falta de mão-de-obra e a mecanização as padarias começaram a trabalhar em processos mais rápidos, que demoram cerca de duas horas, quando num processo mais lento é entre 16 a 24 horas, e a fermentação lenta vai reduzir os açúcares”, sublinhou.
A fundação oficial do Richemont Club Portugal aconteceu no passado fim-de-semana, em Vagos, distrito de Aveiro, com umas jornadas técnicas que incluiu também padeiros e pasteleiros espanhóis. 
A actividade do clube vai passar agora também por promover a inovação com base na tradição e fomentar a participação dos seus membros em competições e concursos nacionais e internacionais de padaria. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário