Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 7 de março de 2020

Até domingo, fazem-se rastreios gratuitos no Centro de Saúde de Macedo de Cavaleiros

Até domingo, estão a ser feitos rastreios de saúde gratuitos no Centro de Saúde de Macedo de Cavaleiros.
Beatriz Nogueira é estudante de medicina e explica mais do que está a acontecer:

“São rastreios direcionados à população e qualquer pessoa pode recorrer.

Tratamos de assuntos como hipertensão, obesidade, diabetes, fazendo um rastreio destas patologias e explicando às pessoas qual a sua importância.

São rastreios 100% gratuitos, basta deslocarem-se ao Centro de Saúde de Macedo de Cavaleiros, estamos lá à espera.”

Rastreios que este fim de semana estão a acontecer em várias terras do interior, promovidos pela Med On Tour e através das associações de estudantes das várias faculdades.

Beatriz Nogueira refere quais os valores que preocupam mais e que são identificados com estes rastreios:

“Preocupam-nos mais os valores alterados da tensão arterial, da glicemia, que está ligada à diabetes, detetar também casos de obesidade e depois outros fatores de risco como o próprio tabagismo, os hábitos alcoólicos, tentando perceber qual é o contexto de cada pessoa e vendo em quais dos fatores poderemos intervir. Aconselhamos também quais as medidas que cada pessoa pode tomar para que, no futuro, possa ter uma vida mais saudável.”

E embora os riscos sejam maiores na terceira idade, todas as faixas etárias se devem preocupar:

“É a faixa etária mais de risco, sem dúvida, e a própria idade leva-nos a isso, mas se pudermos diagnosticar ou ver valores que nos alarmem antes do desenvolvimento das patologias, ainda melhor, por isso, mesmo a população mais jovem é bem-vinda.

O que nos apercebemos é que a faixa etária mais idosa, a terceira idade, por norma já recorre a nós com alguma patologia, muitos deles já estão há vários anos com a doença e, ainda assim, é sempre bom ver os valores e aconselharem-se bem, tentado fazer essas tais medidas para terem uma reforma mais feliz.”

Este sábado, os rastreios acontecem das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h.

Amanhã, domingo, estarão a acontecer entre as 9h30 e as 12h30.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário