O certame aconteceu ao longo do fim-de-semana e este ano com mais de 90 expositores, um número nunca atingido. Os produtores de alheira do concelho, mas também de outros produtos regionais marcaram presença e mostraram-se optimistas com a iniciativa.
“Vendo alheiras, sou produtora na região de Mirandela. Cresci e desenvolvi-me a fazer alheiras e nada melhor do que estarmos presentes nesta montra”, disse a expositora Catarina Pinto.
Quem marcou presença na abertura do certame foi o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor. João Torres aproveitou para transmitir uma mensagem de coragem a todos os produtores de alheira e salientou a importância do certame para a economia do concelho.
“Esta produção local é muito importante do ponto de vista económico, para assegurar a coesão social e territorial do país e não há dúvida de que a alheira de Mirandela tem um contributo decisivo neste território”, frisou o secretário de Estado.
Conta-se que a alheira surgiu pelos judeus como forma de fingirem comer carne de porco. Júlia Rodrigues, autarca de Mirandela, disse que o certame é uma forma de preservar a cultura da alheira.
“É o nosso ícone dourado. Desde fins do séc. XV inícios do séc. XVI, que a alheira está relacionada com a presença dos judeus nas nossas terras e soubemos perpetuar esta memória, esta tradição e o saber fazer”, referiu a autarca.
Pela primeira vez no certame realizou-se um seminário sobre a iguaria mirandelense. A origem, o turismo e a cultura social da alheira foram alguns dos assuntos discutidos. São várias as histórias associadas ao produto que podem servir de alavanca para a venda e para o turismo, defendeu o orador, Custódio Oliveira.
“A alheira tem tudo para se transformar num produto turístico de excelência”, afirmou.
A feira da alheira aconteceu em Mirandela de sexta a domingo. A entronização da Confraria da Alheira de Mirandela, a prova de Santo Huberto e actividades desportivas foram algumas das iniciativas que marcaram o certame.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais
Sem comentários:
Enviar um comentário