Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 9 de março de 2020

Feira da Alheira em Mirandela aconteceu este fim-de-semana

Já se somam 21 anos desde que se realizou a primeira edição da Feira da Alheira em Mirandela.
O certame aconteceu ao longo do fim-de-semana e este ano com mais de 90 expositores, um número nunca atingido. Os produtores de alheira do concelho, mas também de outros produtos regionais marcaram presença e mostraram-se optimistas com a iniciativa.

“Vendo alheiras, sou produtora na região de Mirandela. Cresci e desenvolvi-me a fazer alheiras e nada melhor do que estarmos presentes nesta montra”, disse a expositora Catarina Pinto.

Quem marcou presença na abertura do certame foi o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor. João Torres aproveitou para transmitir uma mensagem de coragem a todos os produtores de alheira e salientou a importância do certame para a economia do concelho.

“Esta produção local é muito importante do ponto de vista económico, para assegurar a coesão social e territorial do país e não há dúvida de que a alheira de Mirandela tem um contributo decisivo neste território”, frisou o secretário de Estado.

Conta-se que a alheira surgiu pelos judeus como forma de fingirem comer carne de porco. Júlia Rodrigues, autarca de Mirandela, disse que o certame é uma forma de preservar a cultura da alheira.

“É o nosso ícone dourado. Desde fins do séc. XV inícios do séc. XVI, que a alheira está relacionada com a presença dos judeus nas nossas terras e soubemos perpetuar esta memória, esta tradição e o saber fazer”, referiu a autarca.

Pela primeira vez no certame realizou-se um seminário sobre a iguaria mirandelense. A origem, o turismo e a cultura social da alheira foram alguns dos assuntos discutidos. São várias as histórias associadas ao produto que podem servir de alavanca para a venda e para o turismo, defendeu o orador, Custódio Oliveira.

“A alheira tem tudo para se transformar num produto turístico de excelência”, afirmou.

A feira da alheira aconteceu em Mirandela de sexta a domingo. A entronização da Confraria da Alheira de Mirandela, a prova de Santo Huberto e actividades desportivas foram algumas das iniciativas que marcaram o certame.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário