Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 13 de abril de 2021

Aprovada candidatura do município de Vinhais para combater doenças e pragas do castanheiro

 O Município de Vinhais viu aprovada uma candidatura a fundos comunitários para apoiar os produtores no combate às doenças e pragas do castanheiro.
O montante no valor de quase um milhão de euros vai servir para tratamentos ao cancro e tinta e largadas da vespa da galha nos soutos do concelho, explicou o autarca Luís Fernandes.

“Ronda quase um milhão de euros, 90% é financiado e os restantes 10% são suportados pelo município. A candidatura tem a duração de três anos e agora vai ser feito um concurso público para o tratamento dessas doenças”, acrescentou.

O autarca salienta que esta é uma forma de apoiar os produtores de castanha de Vinhais, a mais rentável do concelho.

“Estamos a falar do produto mais importante do concelho e esta candidatura vai permitir alavancar a riqueza que é dada pela castanha. No tratamento do cancro mais de 50 mil castanheiros que vão ser tratados no concelho”.

O cancro do castanheiro é a doença que absorve a maior parte da verba da candidatura por ser o tratamento mais dispendioso e também a doença mais disseminada. A praga da vespa das galhas do castanheiro também se continua a espalhar nos soutos de Vinhais. Este ano estão previstas cerca de 150 largadas do parasitoide que combate o insecto invasor.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário