Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 10 de abril de 2021

Norte com programas de reordenamento e gestão de paisagem

 Nove concelhos da região Norte serão abrangidos por programas de intervenção na paisagem para gerar valor e proteger áreas vulneráveis de grandes incêndios, cujo montante do investimento ronda os 300 mil euros, foi hoje divulgado pelo ICNF.
A região Norte foi contemplada em 04 de março com dois Programas de Reordenamento e Gestão da Paisagem (PRGT) destinados "a territórios vulneráveis" com elevado risco de incêndio, iniciativas que são da responsabilidade da Direção Geral do Território (DGT).

"O concurso público para a elaboração destes novos programas está a decorrer, tendo terminado no dia 03 de abril a fase de apresentação de propostas, que atualmente se encontram em avaliação pelo júri do concurso", concretizou à Lusa a diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte, Sandra Sarmento.

A responsável estima que até ao final do primeiro semestre de 2021 haja uma decisão e possam ser iniciados os trabalhos de elaboração dos dois PRGP.

"Estes programas, cuja elaboração é da responsabilidade da DGT em parceria com Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), caracterizam-se por uma abordagem territorial integrada e participativa, envolvendo várias entidades da administração central e local", explicou.

Estas ações na região Norte estão centradas em territórios como o Alto Douro e Baixo Sabor e envolvem freguesias dos concelhos de Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo (Bragança) e Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda).

Há ainda um outro PRGP que abrange as Serras do Marão, Alvão e Falperra, que incide em localidades dos concelhos de Alijó, Sabrosa, Vila Real, Mondim de Basto, Murça e Santa Marta de Penaguião, no distrito de Vila Real, e Amarante, no distrito do Porto.

Segundo Sandra Sarmento, os PRGP têm como objetivo "o ordenamento do território e o desenho e construção de paisagens qualificadas e resilientes aos incêndios".

Os PRGP fazem parte de uma estratégia nacional aprovada em 2020 com o Programa de Transformação da Paisagem (PTP), que prevê ainda outras medidas como a criação de Áreas Integradas de Gestão da Paisagem, o Programa ‘Condomínio de Aldeias' e o Programa ‘Emparcelar para Ordenar', vincou a responsável.

Sandra Sarmento destacou igualmente a importância do PTP e das medidas programáticas nele incluídas, reforçando que os PRGP contribuirão para ordenar o território, através da transformação da paisagem, promovendo uma floresta “mais resiliente ao fogo".

"O PTP é um programa estratégico e fundamental para uma intervenção integrada nos territórios florestais e o ICNF está muito empenhado na sua implementação", vincou a dirigente.

Segundo a responsável, para estes territórios já foram submetidas, na plataforma da DGT, várias propostas de constituição de áreas de gestão de paisagem, que são um importante contributo em zonas de minifúndio e de elevado risco de incêndio.

Sem comentários:

Enviar um comentário