Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Casais de cegonha-preta no Douro Internacional com crias acima da média

 O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) revelou que, este ano, foram registados dez casais de cegonha-preta (Ciconia nigra) no troço internacional do Rio Douro e um total de 21 crias em oito casais controlados, o que representa quase três crias por casal, um valor acima da média, destaca o ICNF.

Cegonha-preta. Fotografia WikiCommons.

O aumento do número de crias poderá estar associado à grande disponibilidade de alimento nas charcas e cursos de água na região, por ter havido uma primavera chuvosa, explica o Instituto num COMUNICADO.

Em Portugal, a cegonha-preta tem o estatuto de “Vulnerável”, segundo o Livro Vermelho de Vertebrados de Portugal, e conta com uma população de cerca de 90 casais. O canhão fluvial do Douro, escarpado e inacessível no seu troço fronteiriço, alberga, desde há muitos anos, um dos mais importantes núcleos nidificantes de cegonha-preta da Península Ibérica.

Ações implementadas pela Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural entre os anos de 2007 e 2009, no âmbito do "Plano de Emergência para a Recuperação de Três Espécies de Aves Rupícolas no Parque Natural do Douro Internacional" (PEAR) contribuíram para consolidar a população desta espécie no Douro Internacional. Este PROJETO, fruto de uma iniciativa Business and Biodiversity, teve como objetivo geral inverter o declínio de três espécies de aves rupícolas no Parque Natural do Douro Internacional (PNDI): cegonha‐preta, abutre-do-Egito (Neophron percnopterus) e águia-de-Bonelli (Aquila fasciata). 

Sem comentários:

Enviar um comentário