Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Filme gravado em Cidões concelho de Vinhais está na final do festival CINENOVA e nomeado em duas categorias

 O filme “Aldeia do Diabo”, gravado em Cidões, concelho de Vinhais, foi um dos 30 escolhidos, de 1400 curta-metragens, para a fase final do CINENOVA, Festival Internacional de Cinema Universitário em Portugal
A realização partiu de uma residência artística da Universidade da Beira Interior.

“O nosso filme foi seleccionado entre outros 30 filmes, que vão competir para o Prémio Nacional e para o Prémio Internacional. São prémios que visam distinguir o que de melhor se faz dentro do cinema universitário a nível internacional e que vão ser extremamente importantes para o percurso do filme”, explicou Tiago Fernandes, docente de Cinema na UBI e membro da residência artística.

 “Aldeia do Diabo” foi gravado ao longo de sete dias em 2019 e mostra a relação entre os moradores da aldeia de Cidões e a tradição da festa da Cabra e do Canhoto.

“Isto é extremamente interessante porque acaba por levar o nosso território, no meu caso sou natural de Vinhais, um pouco por todo o mundo, nestes festivais de cinema”, acrescentou Tiago Fernandes.

Os habitantes da aldeia receberam de braços abertos o projecto e até participaram no filme.

Pela primeira vez, a 5 de Setembro, “Aldeia do Diabo” vai ser exibido em Cidões. O projecto foi produzido pela residência artística Montanha Mágica da Universidade da Beira Interior e contou com o apoio da Câmara Municipal de Vinhais e Associação Raízes Aldeia Cidões. O filme também já foi exibido no Fantasporto, o maior festival de cinema em Portugal.

Escrito por Brigantia
Foto: Tiago Fernandes
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário