Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Freixo de Espada à Cinta acolhe feira mundial de teatro de bonecos e formas animadas

  Freixo de Espada à Cinta vai receber, entre 02 e 04 de setembro, uma Feira de Teatro de Bonecos, Marionetas e Formas Animadas que conta com a presença de 19 companhias de vindas vários pontos do mundo.


Segundo o mentor do projeto, Moncho Rodriguez, diretor da Associação Artística e Cultural Malazartes, a vila de Freixo de Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, poderá contactar com artistas de renome internacional e ter acesso, em primeira mão e de forma gratuita, a antestreias de recentes criações e espetáculos.

“Neste espaço vai caber tudo. Do tradicional ao moderno, a Feira de Teatro de Bonecos, Marionetas e Formas Animadas vai abrir portas aos negócios, aos encontros, aos espetáculos, às oficinas, às criações, aos cursos, à fantasia”, vincou o também encenador.

No certame participam 19 companhias da Europa e da América Latina, tais como Telba Carantoña, da Venezuela, Monicreques de Kukas, da Galiza, Neamera Teatro e Antonella D'Ascenzi, de Itália, ou os também espanhóis Títeres de Cacaramusa.

Ao longo dos três dias do certame haverá mais duas dezenas de ações e representações que terão como palco locais com a Igreja Matriz, o Museu da Seda, o Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Largo do Castanheiro, para além de escolas e do próprio centro histórico da vila transmontana.

O envolvimento cultural de Moncho Rodriguez com esta vila transfronteiriça do Douro Internacional não é de agora e tem sido fonte de inspiração para o promotor do certame ibérico.

“Vejo muita potencialidade em Freixo de Espada à Cinta. Acredito que este é um local com capacidade para acolher e até mesmo desenvolver outros projetos artísticos com claro envolvimento das suas gentes, que até agora tiveram e vão continuar a ter um trabalho fundamental”, enfatizou.

Para Moncho Rodriguez, é importante unir educação, cultura, arte e turismo, pelo que a feira será uma oportunidade para promoção deste território, permitindo sinalizar Freixo de Espada à Cinta.

“O projeto incentiva, ainda, o envolvimento de professores e educadores nos processos criativos, abrindo espaço para as residências de criações artísticas. Ao atrair público de outros lugares, tanto portugueses como estrangeiros, estará facilitado o intercâmbio entre a comunidade e os grupos convidados”, afirmou o responsável.

A Feira de Teatro de Castela e Leão, que se realiza em Ciudad Rodrigo (Espanha), associou-se ao projeto português, em regime de parceira.

A Feira de Teatro de Bonecos, Marionetas e Formas Animadas conta com o apoio do Ministério da Cultura e da Ação Cultural Espanhola.

Moncho Rodriguez é o nome artístico de Ramon Rodriguez Guisande, um encenador de nacionalidade espanhola, que reside em Portugal há mais de trinta anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário