Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 22 de agosto de 2021

Câmara Municipal de Torre de Moncorvo apoia criadores de gado

 A autarquia efetua o pagamento diretamente ao criador, após este entregar nos serviços municipais, o comprovativo do pagamento da quota anual de 2021 ao ADS/OPP de Torre de Moncorvo e o comprovativo do Ministério da Agricultura com o efetivo da exploração.


O Município de Torre de Moncorvo apoia os criadores de gado com um valor anual de 2,30€ por animal, destinado ao pagamento anual da quota de criadores do concelho de Torre de Moncorvo, a suportar uma vacina e uma ação de desparasitação, por animal da exploração declarado ao Ministério da Agricultura /IFAP, informou uma nota de imprensa do município.

Os criadores para beneficiarem deste apoio devem ser associados do Agrupamento de Defesa Sanitária de Torre de Moncorvo/Organização de Produtores de Torre de Moncorvo (ADS/OPP) e ser residentes no concelho de Torre de Moncorvo.

A autarquia efetua o pagamento diretamente ao criador, após este entregar nos serviços municipais, o comprovativo do pagamento da quota anual de 2021 ao ADS/OPP de Torre de Moncorvo e o comprovativo do Ministério da Agricultura com o efetivo da exploração.

A autarquia implementou esta medida de forma a compensar os criadores de ovinos, caprinos e bovinos pelas perdas causadas devido ao baixo do preço do leite e pela diminuição da venda de borregos e cabritos, devido à pandemia e consequente cancelamento das festas tradicionais e do fim de semana gastronómico do borrego da churra da terra quente, verificando-se nestes últimos dois anos uma quebra de 80% na venda de borregos e cabritos.

Com este apoio assegura-se ainda que todos os animais sejam vacinados e desparasitados prevenindo-se o aparecimento de doenças infeciosas e parasitárias, combatendo as zoonoses nomeadamente a brucelose que é um grave problema para a saúde pública, salienta a fonte da autarquia.

Sem comentários:

Enviar um comentário