Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 7 de agosto de 2021

Inaugurado em Torre de Moncorvo o Centro de Estudos Judaicos

 O Centro de Estudo Judaicos, instalado num edifício que a tradição aponta como sendo a Sinagoga, e a Casa que a tradição relaciona com a Inquisição estão abertos ao público, de segunda a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.


A vila de Torre de Moncorvo dispõe, desde dia 4 de agosto, de dois novos espaços dedicados à cultura Judaica: o Centro de Estudos Judaicos Maria da Assunção Carqueja e Adriano Vasco Rodrigues e a casa que a tradição relaciona com casa da Inquisição.

Neles, os visitantes podem ter uma noção histórica sobre a presença dos Judeus e dos Cristãos em Torre de Moncorvo, assim como do seu quotidiano, através de objetos em exposição e de imagens, áudios e textos disponíveis nos vários equipamentos digitais interativos existentes.

Segundo Rui Leonardo, arqueológo do Município de Torre de Moncorvo o Centro de Estudos Judaicos “pretende ser um espaço de acolhimento para os visitantes estudarem, interpretarem e conhecerem a história e a cultura dos cristãos novos e também dos judeus, antes da fase da inquisição.” “Será também um polo de receção de visitantes para o passeio judaico que se pretende dinamizar por todo o centro histórico da vila de Torre de Moncorvo”, acrescentou.

A Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, que esteve presente na abertura, referiu que este investimento “não é só importante para o turismo judaico, mas para o turismo em geral. É um conhecimento importante em que a câmara de Moncorvo, com vários investigadores, tem estado a fazer para se conhecer melhor a presença e o legado da comunidade judaica daqui de Moncorvo.” Adiantou ainda que “a organização destes vários polos e o roteiro é um recurso absolutamente extraordinário.”

Paulo Mendes Pinto, Investigador e professor da Universidade Lusófona destacou que o património judaico a conhecer em Torre de Moncorvo é “imenso”. Ressalvou ainda a importância deste património para o turismo, referindo que é um tipo de turismo com um crescimento “exponencial” nos últimos anos.

Acrescentou ainda que “é um turismo de grande valor acrescentado porque é um turismo de gente que vem durante mais tempo, vem à procura de cultura, de produtos diferenciados, onde podemos conjugar não só a oferta cultural, mas oferta hoteleira e os restaurantes, sempre com valor acrescentado para um público que procura experiências de qualidade. Portanto em termos económicos é também uma aposta importantíssima e que eu acredito que nos próximos anos seja uma das apostas turísticas mais significativas do interior.”

O Centro de Estudo Judaicos, instalado num edifício que a tradição aponta como sendo a Sinagoga, e a Casa que a tradição relaciona com a Inquisição estão abertos ao público, de segunda a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Sem comentários:

Enviar um comentário