O “Cantinho do Animal” - Centro de Recolha Oficial Intermunicipal de Animais de Companhia - gerido pela associação que integra os municípios de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor - tinha capacidade para acolher cerca de uma centena de animais, mas, com esta ampliação, a capacidade aumenta para o dobro.
Ainda assim, o Secretário-Geral da Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana, Manuel Miranda, está convencido que o problema não fica totalmente resolvido já que o abandono de animais de companhia e a sua proliferação na via pública continua a ser uma dura realidade. “Os municípios de Bragança, Vinhais, Vimioso, Mogadouro e Miranda do Douro estão a suportar os custos com a esterilização dos cães e gatos dos respetivos concelhos, no âmbito da Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano, através do Canil e Gatil Intermunicipal. Esta iniciativa, que decorre até 30 de setembro, dirige-se a animais de companhia e qualquer pessoa pode aderir a esta iniciativa numa clínica aderente dos cinco concelhos, de forma gratuita”.
O Centro de Recolha Oficial Intermunicipal de Animais de Companhia da Associação de Municípios da Terra Quente tem insistido nas campanhas de adoção. Manuel Miranda diz ter existido uma procura inicial significativa, mas agora tem estabilizado. “Com esta iniciativa, a Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano procura garantir o “bem-estar animal, considerando a importância que este procedimento tem na diminuição da natalidade de cães e gatos, que diretamente se reflete no controlo do abandono e de animais errantes”.
Estão prontas as obras de ampliação do canil intermunicipal da Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana, que duplica a capacidade de receber animais abandonados nos cinco concelhos de abrangência.
Um investimento de 260 mil euros sem qualquer comparticipação europeia ou do governo.
Sem comentários:
Enviar um comentário