Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Clube de Leitores Online - 28 outubro 2021 a 24 novembro 2021

 Vídeo do CLAF – para publicação no dia 28 de Outubro/2021
No nosso Clube de Leitores online deste mês, convidamos-vos a ouvirem a leitura de um excerto da obra do Padre António Vieira. Leitura efectuada pelo Dr. Miguel Franco. 


A OBRA COMPLETA DO PADRE ANTÓNIO VIEIRA

O Padre António Vieira foi um dos maiores oradores de sempre, mas também um defensor da tolerância entre diferenças, da busca do saber e da harmonia entre povos. A sua obra lega-nos todo um património de pensamento e domínio da palavra. Esta edição tem trinta volumes e é o resultado do trabalho pioneiro de pesquisa e localização de todos os escritos do Padre António Vieira, levado a cabo ao longo da última década. A Obra Completa do Padre António Vieira é constituída por:

- Cartas
- Sermões
- Textos proféticos
- Escritos políticos
- Escritos sobre os judeus
- Escritos sobre os Índios
- Poesia e teatro

O AUTOR – PADRE ANTÓNIO VIEIRA

O Padre António Vieira nasceu em Lisboa, Portugal, a 6 de Fevereiro de 1608. De origem humilde, tinha ascendência judaica do lado materno e negra do lado paterno. Em 1614, Vieira e a sua família mudaram-se para o Brasil. Estudou num colégio de jesuítas e, com 15 anos de idade, decidiu fazer parte da Companhia de Jesus. O seu primeiro sermão, quando o padre tinha 25 anos, foi pregado em 1633 e tratava da invasão holandesa. Nesse mesmo ano, proferiu um sermão contra a escravidão dos Índios. A atividade missionária do Padre António Vieira visava proteger os Índios do destino da escravatura e morte a que vinham sendo sucessivamente submetidos.

Em 1634, foi ordenado padre e começou a trabalhar junto da população indígena. Em 1641, voltou a Lisboa para jurar fidelidade a D. João IV (1604-1656). Foi conselheiro da Corte, embaixador e homem de confiança do rei. Porém, o padre mostrava-se defensor dos cristãos-novos, o que lhe gerou inimigos na Igreja.

Assim, retornou ao Brasil em 1652, para trabalhar na evangelização dos Índios no Maranhão. Nesse estado, entrou em conflito com os colonos, pois manifestava-se contra à escravização dos índios. Por isso, em 1661, depois de um ano preso, foi expulso do Maranhão e voltou novamente a Portugal. Aqui, foi perseguido pela Inquisição portuguesa. Mas em 1669, depois de demonstrar arrependimento pelo crime de heresia, recebeu o perdão parcial, pois perdeu o direito de pregar.

O padre foi viver em Roma. E, devido à influência do regente Pedro II (1648-1706) de Portugal, readquiriu o direito de pregar e tornou-se o pregador oficial do papa. Vieira retornou ao Brasil, em 1681. De 1688 a 1692, foi visitador-geral do Brasil. E morreu em Salvador, em 18 de julho de 1697. A sua vida foi marcada pelo envolvimento em questões políticas da Igreja e do Estado. O Padre António Vieira usou os seus sermões para a defesa das suas ideias e a conquista dos seus objetivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário