Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 30 de outubro de 2021

Vale Pradinhos recebe a maior açorda de cogumelos do mundo no próximo sábado

 Armando Edra, presidente da Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Vale Pradinhos, admite que as expetativas estão elevadas. “Temos recebido contactos de muita gente, de fora do concelho, que ligara para a associação a pedir mais informações”, explica.


A aldeia de Vale Pradinhos, no concelho de Macedo de Cavaleiros, recebe já no próximo sábado a VII Jornada Micológica, organizada pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa (ACDR) de Vale Pradinhos, com o apoio da câmara macedense e da Junta de Freguesia de Sezulfe e Vale Pradinhos, este evento promove ainda a apanha de cogumelos e a confeção daquela que pretende ser a “maior açorda de cogumelos do mundo”.

“Este é um evento já com alguns anos e que atrai participantes de todo o país, da vizinha Espanha e até de outros países”, conta o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros. Benjamim Rodrigues lembra que “em edições anteriores já tivemos aqui participantes oriundos da Rússia e do Egito”, embora acredite que este ano, devido aos condicionamentos ainda existentes devido à COVID-19, “será mais complicado voltar a chamar estes públicos externos”.

Armando Edra, presidente da Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Vale Pradinhos, admite que as expetativas estão elevadas. “Temos recebido contactos de muita gente, de fora do concelho, que ligara para a associação a pedir mais informações”, explica. Para o organizador do evento, “depois de no ano passado não se ter realizado, acredito que a jornada terá um sucesso similar ao de 2019”.

O programa começa pelas nove horas da manhã, com a concentração junto à sede da ACDR, seguida do mata-bicho, típico pequeno almoço transmontano. Por volta das dez horas decorre a apresentação da jornada, realiza-se a foto de família de todos os participantes e a saída para o campo, para a apanha de cogumelos até à hora de almoço. Por volta das 16 horas, realizam-se duas palestras dedicadas à temática da micologia. Uma proferida por Carlos Ventura, biólogo mentor desta iniciativa e que se dedica à área da micologia, e outra por Gravito Henriques, agrónomo formador em cursos de micologia e autor de diversos artigos e publicações sobre cogumelos.

A partir das 18 horas tem início o momento mais esperado. Acende-se a lareira para começar a confecionar os cogumelos apanhados durante a manhã, para assim preparar aquela que se espera ser a maior açorda do mundo. As jornadas terminam já noite dentro com a Queimada dos Druidas e o Ritual do Fogo a partir das 20 horas.

Sem comentários:

Enviar um comentário