sábado, 30 de outubro de 2021

Vale Pradinhos recebe a maior açorda de cogumelos do mundo no próximo sábado

 Armando Edra, presidente da Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Vale Pradinhos, admite que as expetativas estão elevadas. “Temos recebido contactos de muita gente, de fora do concelho, que ligara para a associação a pedir mais informações”, explica.


A aldeia de Vale Pradinhos, no concelho de Macedo de Cavaleiros, recebe já no próximo sábado a VII Jornada Micológica, organizada pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa (ACDR) de Vale Pradinhos, com o apoio da câmara macedense e da Junta de Freguesia de Sezulfe e Vale Pradinhos, este evento promove ainda a apanha de cogumelos e a confeção daquela que pretende ser a “maior açorda de cogumelos do mundo”.

“Este é um evento já com alguns anos e que atrai participantes de todo o país, da vizinha Espanha e até de outros países”, conta o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros. Benjamim Rodrigues lembra que “em edições anteriores já tivemos aqui participantes oriundos da Rússia e do Egito”, embora acredite que este ano, devido aos condicionamentos ainda existentes devido à COVID-19, “será mais complicado voltar a chamar estes públicos externos”.

Armando Edra, presidente da Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Vale Pradinhos, admite que as expetativas estão elevadas. “Temos recebido contactos de muita gente, de fora do concelho, que ligara para a associação a pedir mais informações”, explica. Para o organizador do evento, “depois de no ano passado não se ter realizado, acredito que a jornada terá um sucesso similar ao de 2019”.

O programa começa pelas nove horas da manhã, com a concentração junto à sede da ACDR, seguida do mata-bicho, típico pequeno almoço transmontano. Por volta das dez horas decorre a apresentação da jornada, realiza-se a foto de família de todos os participantes e a saída para o campo, para a apanha de cogumelos até à hora de almoço. Por volta das 16 horas, realizam-se duas palestras dedicadas à temática da micologia. Uma proferida por Carlos Ventura, biólogo mentor desta iniciativa e que se dedica à área da micologia, e outra por Gravito Henriques, agrónomo formador em cursos de micologia e autor de diversos artigos e publicações sobre cogumelos.

A partir das 18 horas tem início o momento mais esperado. Acende-se a lareira para começar a confecionar os cogumelos apanhados durante a manhã, para assim preparar aquela que se espera ser a maior açorda do mundo. As jornadas terminam já noite dentro com a Queimada dos Druidas e o Ritual do Fogo a partir das 20 horas.

Sem comentários:

Enviar um comentário