quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Até 6 de dezembro, há “Rostos e Atitudes” para conhecer no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros

 “Rostos e Atitudes” é o nome da exposição de escultura e pintura que está patente no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros até ao dia 6 de dezembro.


Pela mão da transmontana Eugénia de Carvalho, há rostos, expressões e olhares passados para o papel e para a pedra. Um tema sempre atual, considera a autora:


“Gosto muito deste tema que ando a desenvolver, ”atitudes”, que se manifestam através dos meus desenhos. Utilizo a técnica da tinta da china sobre papel e tenho as esculturas que também se adequam ao tema dos “rostos”, que fiz há muito tempo e parece que se mantêm com a mesma atitude.

Tenho esculturas em bronze e poucas em gesso patinado.”

Desde pequena que Eugénia de Carvalho teve gosto pelo desenho. Na região de Trás-os-Montes, é a primeira vez que expõe as suas obras:

“Com quatro ou cinco anos, por ver os outros, também já queria trabalhar. Então davam-me folhas de papel para eu desenhar e fazia figuras bem feitas. As professoras primárias até me mandavam corrigir os desenhos das outras meninas.

Estas peças passaram por poucas exposições e é a primeira vez que exponho aqui na zona. 

Já tive algumas peças em exposição em vários sítios no Porto.

Estou agora representada na Manuel António da Mota também com “Atitudes 2021″ da qual constam figuras de meninas com máscaras.”

Benjamim Rodrigues, presidente do Município Macedense, esteve presente na inauguração da exposição e realça a importância de dar notoriedade aos “artistas da terra”:

“Achamos interessante ter alguém que representasse e tivesse origem no nosso território, mais concretamente na aldeia de Carrapatas, para ter aqui peças em exposição.

Foi uma proposta que tivemos ainda antes da recandidatura e, na altura, encontramos que seria uma exposição muito interessante, até porque é uma artista consagrada, com um percurso muito interessante.”

Eugénia de Carvalho conta ainda com peças em cerâmica e uma autobiografia publicada.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário