quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Visitar Parque Natural Vale do Tua | Trás-os-Montes: roteiro com o que ver e fazer


O Parque Natural Vale do Tua é uma das maiores pérolas do Norte de Portugal. É certo que não granjeia da fama do vizinho Parque Natural do Douro Vinhateiro, mas no que a beleza diz respeito não lhe fica nada atrás. Atrevemo-nos mesmo a dizer que é um dos segredos mais bem guardados de Trás-os-Montes e acreditamos vivamente que quando terminar de ler este nosso roteiro para visitar o Vale do Tua vai concordar connosco.

Durante muitos anos o grande highlight da região foi a Linha do Tua, a histórica ligação ferroviária que ligava Foz Tua a Bragança, acompanhando o sinuoso vale do rio Tua desde a sua foz até Mirandela.
Era uma das ligações ferroviárias mais cénicas de Portugal, que só encontrava rival na vizinha Linha do Douro, à qual inclusivamente se juntava em Foz Tua.


Lamentavelmente, a construção da controversa Barragem do Tua levou à submersão de vários quilómetros da linha, o que obrigou ao seu encerramento. Hoje já não é possível percorrer a Linha do Tua, nem de comboio nem a pé (sim, chegou a ser um dos percursos pedestres mais brutais de Portugal).

Mas a região soube reinventar-se e aproveitar da melhor maneira as enormes alterações paisagísticas criadas pela albufeira da Barragem do Tua.

Foram criadas várias mãos cheias de soberbos miradouros dos quais se pode usufruir, em segurança, das esmagadoras paisagens sobre o Vale do Tua. Adicionalmente, foram marcados vários trilhos pedestres para se desfrutar, de perto, das (muitas) maravilhas da natureza da região.

Posto isto, ousamos mudar o icónico slogan “A Linha do Tua também é Tua”, utilizado na campanha contra a construção da Barragem do Tua, para “A Paisagem do Tua também é Tua”.


Mas o Vale do Tua está longe de ser só paisagens. Há também um riquíssimo património histórico para explorar, que vai desde centenárias aldeias muralhadas a castros milenares, seculares tradições que as suas gentes heroicamente mantêm vivas a uma gastronomia ímpar em Portugal e vinhos capazes de deleitar o mais exigente dos enólogos.


Para lhe dar uma ajuda na descoberta dos muitos encantos do Vale do Tua, desenhamos um roteiro de 2 e 3 dias para visitar o Vale do Tua, com todos os locais que não pode perder na sua primeira visita e muitas dicas práticas para que desfrute ao máximo de um dos destinos de natureza mais apaixonantes de Portugal.

Anabela e Alexandre

Sem comentários:

Enviar um comentário