sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Roteiro visitar Vale do Tua: 1º Dia

 Mirandela – Vilarinho das Azenhas – Vila Flor – Forca de Freixiel – Castelo de Ansiães – Carrazeda de Ansiães
O nosso roteiro para visitar o Vale do Tua tem início na histórica Mirandela, uma das cidades mais emblemáticas das Terras Quentes transmontanas.


Sugerimos que comece a sua visita a Mirandela atravessando a icónica ponte pedonal sobre o rio Tua, conhecida pelo nome de Ponte Velha enquanto observa o geiser artificial no meio do rio, que faz lembrar o famoso Jet d’Eau de Genebra.


Continue o seu passeio percorrendo as margens do Tua até ao bem cuidado Parque do Império. Se quiser prolongar o seu passeio pelas margens do rio (e o mais certo é querer), vá até ao Parque da Ribeira de Carvalhais e ao Parque Dr. José Gama onde vai encontrar a prazenteira Praia Fluvial de Mirandela. Se for no verão, até pode aproveitar para dar um refrescante mergulho.


Antes de se embrenhar no centro histórico de Mirandela não deixe de visitar o Santuário de Nossa Senhora do Amparo e a histórica Estação Ferroviária de Mirandela da Linha do Tua.
No centro histórico de Mirandela os locais que consideramos de visita obrigatória são o Paço dos Távoras (que presentemente alberga a Câmara Municipal), a Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, a Igreja da Misericórdia, o Solar dos Condes de Vinhais, o Museu Armindo Teixeira Lopes e a Porta de Santo António (o único resquício da muralha do Castelo de Mirandela).

Igreja de Vilarinho das Azenhas

Continue o seu roteiro pelo Vale do Tua rumando até à genuína aldeia de Vilarinho das Azenhas para percorrer o fantástico percurso pedestre de Vilarinho das Azenhas, um dos ex-libris do Parque Natural Vale do Tua.


O percurso tem uma extensão a rondar os 4 km (8 km ida e volta) e liga a aldeia de Vilarinho das Azenhas à aldeia de Ribeirinha. O percurso é praticamente plano sendo perfeito para fazer com crianças. Ao longo do trajeto, que acompanha o rio Tua e a antiga Linha do Tua, será brindado com belas paisagens ribeirinhas e terá a oportunidade de conhecer o histórico Apeadeiro de Ribeirinha.

Arco de D. Dinis – Vila Flor

De Vilarinho das Azenhas prossiga viagem até à altaneira vila medieval de Vila Flor. Terá à sua espera uma mão cheia de locais de interesse para visitar. Os mais emblemáticos são a Igreja Matriz de Vila Flor, a Igreja da Misericórdia, o edifício da Câmara Municipal, o Solar dos Aguilares (antiga Câmara Municipal de Vila Flor), a Fonte Romana, o Pelourinho e o Arco de D. Dinis, a única das cinco portas das muralhas da vila que sobreviveu ao teste do tempo.

Forca de Freixiel

Fora do centro da vila visite ainda o Santuário da Nossa Senhora da Lapa. Do seu miradouro obterá soberbas vistas sobre Vila Flor e arredores. Um segredo muito bem guardado é a insólita Forca de Freixiel, situada no topo de uma colina nos arredores da aldeia de Freixiel. Satisfaça a sua curiosidade e descubra-a.


A próxima paragem do roteiro do Vale do Tua será no milenar Castelo de Ansiães. Um dos locais mais mágicos de toda a região do Vale do Tua, cuja ocupação continuada remonta ao longínquo terceiro milénio a.C. e conheceu o seu término em 1734. Nesse ano, o Castelo de Ansiães foi abandonado, tendo a sede de concelho sido transferido para Carrazeda de Ansiães, a pouco mais de cinco quilómetros de distância.


Hoje, da vila medieval fortificada restam impressionantes ruínas compostas por duas linhas de muralhas, torreões, cinco portas de acesso, um sem número de habitações e até mesmo duas igrejas. No interior das muralhas fica a maravilhosa igreja românica de São Salvador de Ansiães e no exterior a Igreja de São João Baptista.


Visitar o Castelo de Ansiães é uma verdadeira viagem no tempo e é fácil perder a noção do mesmo face à imensidão do espaço e à beleza do meio envolvente. Costumamos dizer, na brincadeira, que o Castelo de Ansiães é o Machu Picchu português e a analogia é capaz de não estar muito errada.


O primeiro dia do roteiro do Vale do Tua termina em Carrazeda de Ansiães cujos principais pontos de interesse são o seu Pelourinho e o seu altaneiro Moinho de Vento.


Mapa do 1º dia do Roteiro pelo Vale do Tua


CONTINUA...
Anabela e Alexandre

Sem comentários:

Enviar um comentário