sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro arranca hoje: cem voluntários ajudam em Bragança

 Começa hoje o peditório nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro. O objectivo é angariar fundos para a instituição, sendo que acontece, anualmente, por esta altura, ao longo de quatro dias


À semelhança do resto do país, em Bragança há um peditório de rua e vários voluntários espalhados por alguns pontos onde se prevê que haja grande afluência de gente.

Anabela Anjos, voluntária da delegação e responsável pelo peditório, explica que a causa é tão sensível que há uma centena de pessoas interessadas em ajudar nos trabalhos. "Temos voluntários dos 8 aos 80. Fazemos turnos de duas pessoas, em cada sítio, de três em três horas. Temos cerca de cem pessoas no terreno, entre aqueles que são escalados para os supermercados, cemitérios e para o peditório de rua, porta a porta. Temos também algumas latas em farmácias e estabelecimentos comerciais. As pessoas que vêm pela primeira vez são as primeiras a dizer, no ano a seguir, 'não te esqueças de mim, eu também quero ir'".

Esta é a iniciativa mais importante para instituição, em termos de financiamento, permitindo que consiga continuar a dar resposta aos frequentes pedidos de apoio. "No ano passado não fizemos peditório de rua, apenas colocámos latas em algumas juntas de freguesias e espaços. Já tivemos de tudo, desde dez mil a 15 mil euros.... enfim, varia, depende, mas é sempre uma altura em que se consegue angariar algum dinheiro. Esperemos que este ano corra bem".

Cristiano Ronaldo apadrinha esta campanha, que tem como lema “o melhor do mundo é ajuda”. Anabela Anjos assinala que os brigantinos não ficam indiferentes. "As pessoas estão mais sensibilizadas e já sabem que, por esta altura, o peditório acontece. Há muitas pessoas que vão ter connosco e dizem que querem contribuir porque já teve a doença ou alguém conhecido/familiar teve ou porque sabem quão importante a causa é. E, de facto, é uma causa que diz muito a quase toda a gente".

Além da angariação de dinheiro, o peditório é também uma forma de a delegação se dar a conhecer.

O peditório nacional é uma forma de a liga continuar a apoiar os doentes oncológicos e cuidadores, desenvolver acções de prevenção do cancro e estimular a investigação em oncologia.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário