quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Rural Castanea volta a realizar-se num ano em que a campanha está atrasada mas beneficiará os produtores

 Por Vinhais já está tudo a postos para se voltar a abrir portas à Rural Castanea. O certame, que no ano passado não se pôde realizar, está agora marcado para os dias 5, 6 e 7 de Novembro


A feira é dedicada ao produto mais importante do concelho, em termos económicos, sendo que este ano se prevê que a produção ultrapasse as oito mil toneladas, que podem render entre os dez e os 15 milhões de euros.

O presidente da câmara, Luís Fernandes mostra-se satisfeito por se conseguir voltar a realizar a feira, que acontece no parque municipal de exposições, nos moldes que eram habituais. “Felizmente as coisas estão a mudar, a evoluir, sendo que isto é um sinal de retoma da economia para o concelho. Continua a haver aquilo que para nós é importante, que é a divulgação do produto, depois temos outras actividades paralelas, sendo que esta não é só a feira da castanha, é de todos os produtos locais de outono”.

Como há cada vez mais pessoas a investir na produção, o autarca lembrou que o município tem uma candidatura aprovada, no valor de um milhão de euros, para tratar as doenças e pragas do castanheiro. “A castanha é a principal fonte de rendimento do nosso concelho. Quase todas as famílias têm na castanha fonte de rendimento. Felizmente, as plantações de castanheiro estão a crescer e também há cada vez mais jovens a interessar-se pela cultura”.

Como habitualmente, a feira vai contar com as Jornadas Técnicas do Castanheiro. Segundo o presidente da Arborea, este ano são focadas na alterações climáticas, um problema que, de facto, parece estar a assustar os concelhos produtores de castanha do distrito. Abel Pereira avança que a campanha está atrasada devido a estas grandes oscilações. “Num ano médio estaríamos no pico da campanha e num ano precoce estaríamos já em rescaldo. Provavelmente, esta campanha deve acabar perto do fim de Novembro, se correr bem, se não houver condições meteorológicas que alterem isto tudo. Uma campanha atrasada é sempre bom para a produção. É ligeiramente bom não termos uma campanha evoluída até ao Santos ao são Martinho. Havendo procura maior que a oferta, pode o preço ser maior. É uma boa notícia para a produção”.

A Arborea está agora envolvida num projecto que visa perceber como atenuar este problema.

A feira vai contar com 90 expositores, no exterior, e outros 75, no pavilhão, sendo que os que são do concelho não pagam para ali estar. A animação musical está a cargo de Zé Amaro, que actua dia 6. Além disso, a feira conta com uma montaria e um encontro micológico, demonstrações culinárias e equestres, uma chega de touros de raça mirandesa, assim como o Magustão da Família do Tio João.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário