Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Grifos Esteva e Erica recuperam-se e são marcados no âmbito do projeto Sentinelas

 Dois grifos (Gyps fulvus) imaturos que foram resgatados e recuperados pelo Centro de Interpretação Ambiental e Recuperação Animal (CIARA) e pelo Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (HVUTAD) passaram a integrar o projeto Sentinelas - Rede de Monitorização de Ameaças para a Fauna Silvestre da Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, após terem sido marcados pela equipa do projeto.

Devolução de grifos à natureza. Fotografia Iván Gutiérrez/Palombar.

Depois de tratados e recuperados pelo CIARA e pelo HVUTAD, os dois grifos foram devolvidos à natureza no dia 22 de setembro, numa ação de libertação que decorreu em Picote, no concelho de Miranda do Douro, distrito de Bragança e que contou com a participação de técnicos da Palombar, CIARA e HVUTAD. Foi durante esta ação que os dois abutres foram anilhados pelo biólogo da Palombar Iván Gutiérrez.

Um dos grifos, batizado de Esteva, foi marcado com anilha PVC vermelha com o código alfabético HF e metálica com o número 1523, e o outro, denominado Erica, com a anilha PVC HE e metálica 1656. Foram também recolhidos dados biométricos dos dois abutres.

O projeto Sentinelas está a criar uma rede de monitorização de ameaças para a fauna silvestre, através da marcação de espécies-sentinelas com dispositivo GPS e anilhas com o objetivo de detetar de forma mais rápida e eficaz as ameaças para espécies selvagens. Adicionalmente, o projeto está a avaliar a vulnerabilidade das espécies de fauna silvestre ao uso ilegal de venenos e a analisar os níveis de tolerância de diferentes grupos de interesse relativamente às espécies de fauna selvagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário