Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

IPB adere a projecto que leva ensino superior politécnico para o estrangeiro e ajuda empresas na internacionalização

 Levar o ensino superior politécnico português para países como Cabo Verde, Brasil e Angola, é o objectivo do projecto “Portugal Polytechnics International Network” do politécnico do Porto e do qual o Instituto Politécnico de Bragança faz parte
Segundo José Carlos Quadrado, líder do projecto, os profissionais destas instituições de ensino superior vão ser levados a fazer formação nos quadros necessários, criando assim uma rede entre os países.

“Nós queremos é criar uma rede permanente com padrões de ligação, onde poderá haver um fluxo contínuo e não apenas visitas pontuais. Não só passamos a ter muito mais informação, como ao mesmo tempo identificamos oportunidades e os empresários das regiões dos nossos politécnicos poderem fazer um bom investimento em termos da sua expansão nesses países”, acrescentou José Carlos Quadrado.

O projecto foi apresentado, ontem, no IPB, no âmbito do I Encontro de Internacionalização de Empresas. A sessão procurou mostrar que os politécnicos podem ser uma mais-valia para a internacionalização das empresas. Em Bragança, já há empresários parceiros do IPB para levar a sua marca para o mercado externo.

“Não só nós e mas todos os politécnicos estamos muito internacionalizados, têm muitas relações, e nessas perspectivas podem ajudar também as empresas a internacionalizarem-se. Temos parcerias com algumas empresas de diversas áreas, do sector agro-alimentar, das energias renováveis, do sector industrial”, referiu o presidente desta instituição, Orlando Rodrigues.

A secretária de Estado do Ensino Superior de Cabo Verde esteve presente e lamentou a baixa percentagem de jovens que seguem o ensino superior no país. Por isso, Eurídice Monteiro realçou a importância desta cooperação internacional para a formação e investigação em Cabo Verde, mas também em Portugal.

“Nós continuamos apostar na formação superior tanto em Cabo Verde como fora do país, por isso é que nós estamos a falar muito na internacionalização. Nós não estamos a fechar os quadros cabo-verdianos para terem formação apenas numa única universidade estrangeiros, ou numa nacional. Queremos que haja circulação de quadros”, salientou.

A quantidade de alunos a frequentar o ensino superior é a mais alta dos últimos tempos. À margem da sessão, o secretário de Estado do Ensino Superior, Sobrinho Teixeira, avançou que 45% das pessoas entre os 30 e 34 anos têm formação superior, ultrapassando a meta da União Europeia.

“Nós tínhamos uma obrigação com a União Europeia de chegar a 2020/2021 com 40% da nossa força de trabalho jovem, ou seja, a população entre 30 e 34 anos, com formação superior. Pois em vez de 40%, estamos com 45,5% e isto é uma demonstração de que os nossos jovens cada vez mais acreditam no ensino superior e a nossa meta é chegar antes de 2030 com seis em cada dez jovens com 20 anos no ensino superior e é para isso que vamos continuar a trabalhar”, referiu Sobrinho Teixeira.

O I Encontro de Internacionalização de Empresas vai continuar a decorrer ao longo do dia de hoje no Instituto Politécnico de Bragança.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário