“Castanhas com…” é nome da rota gastronómica que junta 20 restaurantes aderentes do concelho, que por estes dias dão primazia a uma das iguarias típicas da região nesta época.
Bruno Rodrigues é proprietário do restaurante Capricho que, por ter aberto há pouco tempo, este é o primeiro ano em que se junta à iniciativa.
E no cardápio o que não faltam são pratos em que a castanha está presente:
“A lista passa por entradas, sobremesa e prato principal, de peixe ou carne. Vamos ter o tradicional pudim de castanha, a sopa de nabiças e castanha, e ainda haverá lombo no forno com castanhas, lombinhos de porco selados com migas de castanha, bacalhau com crosta de castanha e broa de milho, e peixinhos fritos com arroz de nabiça e castanha. Há várias alternativas.”
As expectativas são altas, até porque a experiência diz que castanha é bastante apreciada pelos clientes:
“Apreciam muito, até porque a castanha é um fruto que existe em abundância na nossa terra, por isso as pessoas estão habituadas a ela e não estranham que esteja presente numa sopa ou num prato de carne. Sem dúvida que é um bom produto e um ótimo complemento.”
Outro dos restaurantes que consta da rota é o Europa, que já o faz há alguns anos e continuar a participar porque tem tido procura, assegura o proprietário, João Luzio:
“Estas atividades são sempre boas para a restauração porque as pessoas procuram os restaurantes aderentes. Nós temos tido pessoal que adere, e ainda bem. Este ano, optei por fazer uma sobremesa, que será pudim de castanha e é feito da mesma forma que o tradicional, mas leva a castanha como extra.”
A rota “Castanhas com…” é organizada pelo Geopark Terras de Cavaleiros e pelo município de Macedo e é a primeira de vários fins de semana gastronómicos que já têm data marcada até abril.
Iniciativas que pretendem promover a gastronomia local e, dessa forma, atrair visitantes ao concelho, o que tem resultado, refere o presidente da autarquia, Benjamim Rodrigues:
“São fins de semana temáticos, com produtos típicos da nossa região, neste caso a castanha, que permite confecionar uma série de alternativas gastronómicas.
Esta é uma forma atrativa de trazer visitantes ao nosso território para degustar o que temos de melhor.
Temos tido solicitações que vão desde o Minho, à zona de Lisboa, Porto, entre outras.
Os nossos restaurantes, principalmente os do centro da cidade, nestas alturas estão sempre com filas de espera, e isso é ótimo porque, de facto, as pessoas aderem e os visitantes vêm especificamente para estas jornadas gastronómicas.”
Três dias dedicados aos amantes de castanhas em Macedo de Cavaleiros.
O próximo fim de semana gastronómico será o do azedo, de 10 a 12 de dezembro.
Sem comentários:
Enviar um comentário