Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

De hoje até domingo, há vários pratos com castanhas para provar em 20 restaurantes no concelho de Macedo

 De hoje até domingo, é provável que quem visitar um restaurante em Macedo de Cavaleiros, se depare com pratos confecionados à base de castanha, nas suas mais variadas transformações.


“Castanhas com…” é nome da rota gastronómica que junta 20 restaurantes aderentes do concelho, que por estes dias dão primazia a uma das iguarias típicas da região nesta época.

Bruno Rodrigues é proprietário do restaurante Capricho que, por ter aberto há pouco tempo, este é o primeiro ano em que se junta à iniciativa.

E no cardápio o que não faltam são pratos em que a castanha está presente:

“A lista passa por entradas, sobremesa e prato principal, de peixe ou carne. Vamos ter o tradicional pudim de castanha, a sopa de nabiças e castanha, e ainda haverá lombo no forno com castanhas, lombinhos de porco selados com migas de castanha, bacalhau com crosta de castanha e broa de milho, e peixinhos fritos com arroz de nabiça e castanha. Há várias alternativas.”

As expectativas são altas, até porque a experiência diz que castanha é bastante apreciada pelos clientes:

“Apreciam muito, até porque a castanha é um fruto que existe em abundância na nossa terra, por isso as pessoas estão habituadas a ela e não estranham que esteja presente numa sopa ou num prato de carne. Sem dúvida que é um bom produto e um ótimo complemento.”

Outro dos restaurantes que consta da rota é o Europa, que já o faz há alguns anos e continuar a participar porque tem tido procura, assegura o proprietário, João Luzio:

“Estas atividades são sempre boas para a restauração porque as pessoas procuram os restaurantes aderentes. Nós temos tido pessoal que adere, e ainda bem. Este ano, optei por fazer uma sobremesa, que será pudim de castanha e é feito da mesma forma que o tradicional, mas leva a castanha como extra.”

A rota “Castanhas com…” é organizada pelo Geopark Terras de Cavaleiros e pelo município de Macedo e é a primeira de vários fins de semana gastronómicos que já têm data marcada até abril.

Iniciativas que pretendem promover a gastronomia local e, dessa forma, atrair visitantes ao concelho, o que tem resultado, refere o presidente da autarquia, Benjamim Rodrigues:

“São fins de semana temáticos, com produtos típicos da nossa região, neste caso a castanha, que permite confecionar uma série de alternativas gastronómicas.

Esta é uma forma atrativa de trazer visitantes ao nosso território para degustar o que temos de melhor.

Temos tido solicitações que vão desde o Minho, à zona de Lisboa, Porto, entre outras. 

Os nossos restaurantes, principalmente os do centro da cidade, nestas alturas estão sempre com filas de espera, e isso é ótimo porque, de facto, as pessoas aderem e os visitantes vêm especificamente para estas jornadas gastronómicas.”

Três dias dedicados aos amantes de castanhas em Macedo de Cavaleiros.

O próximo fim de semana gastronómico será o do azedo, de 10 a 12 de dezembro.

Escrito por ONDA LIVRE
Fotos: Cortesia do restaurante “Capricho”

Sem comentários:

Enviar um comentário