Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 8 de julho de 2022

II Congresso Internacional de Carnaval, Máscaras e Património apresentado em Bragança

 Perceber a origem das máscaras e dos rituais de inverno e divulgar estas tradições do nordeste transmontano, Galiza e León, é o objectivo do II Congresso Internacional de Carnaval, Máscaras e Património


Acontece entre 27 e 29 de Outubro, em La Bañeza, León, Espanha. Javier Carrera de Blas, alcalde de La Bañeza, fazer este trabalho de investigação valoriza os costumes e dinamiza a economia. "Ver qual a sua origem, estudar qual é realmente a origem que têm essas mascaradas do noroeste ibérico, no Carnaval e nas festas pré-romanas. Creio que é muito importante porque valorizamos essa origem, o costume que temos e podemos utilizar este património a que tentamos dar valor, dinamizando as actividades económicas".

Este é um dos passos para candidatar as máscaras de Léon e Zamora a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO. Um trabalho que já está a ser feito, com a realização de um inventário, explica um dos organizadores do congresso, José Luís Santos. "As máscaras de Léon estão a começar a fazer este inventário. Por enquanto ainda não as reunimos todas".

Uma candidatura conjunta com as máscaras e rituais de Bragança, gerida pela ZASNET. António Tiza, também responsável pela organização do congresso e director da Academia Ibérica da Máscara, explica que este é um processo demorado. "Engloba o nordeste transmontano, a província de Zamora e Salamanca. São 30. são muitas festas com máscaras".

Nesta segunda edição Congresso Internacional de Carnaval, Máscaras e Património vão estar presentes investigadores e docentes de universidades espanholas e portuguesas e do Instituto Politécnico de Bragança. O congresso foi apresentado em Bragança.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário