Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 9 de agosto de 2022

Famidouro de regresso a Miranda do Douro entre sexta-feira e 21 de agosto

 A Famidouro, Feira da Multiatividades de Miranda do Douro, está de regresso após as restrições da covid-19, entre sexta-feira e 21 de agosto e conta com 52 expositores, muita música e danças mirandesas, foi hoje divulgado.


“Este ano vamos contar com a participação de 52 expositores de vários ramos de atividade, contudo o destaque vai para dois setores importantes para a economia do concelho: a tanoaria e as cutelarias. A cultura mirandesa também será um ponto alto do certame”, explicou à Lusa o presidente da Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD), Bruno Gomes.

Nesta iniciativa, promovida pela ACIMD, e que vai já na sua XXIV edição, haverá algumas novidades como uma prova de vinhos e demonstrações gastronomia, onde predominam as raças autóctones do Planalto Mirandês como a carne de bovino de raça mirandesa ou os ovinos de raça churra mirandesa.

A etnografia do Planalto Mirandês tem um lugar de destaque com as danças dos pauliteiros, as arruadas ao som das gaitas-de-foles e o uso em muitas ocasiões do mirandês, que é a segunda língua oficial em Portugal.

“As danças dos pauliteiros de Miranda e música da gaita-de-foles e ainda presença da banda filarmónica de Miranda do Douro terão a seu cargo a animação da Famidouro”, disse Bruno Gomes.

O visitante poderá apreciar objetos trabalhados em madeiras nobres da região trasmontana, como bucho, carvalho, castanheiro ou freixo, ou adquirir tradicionais peças de cutelaria, canivetes de bolso tradicionais feitos à mão.

Com estes ingredientes, a organização antevê um certame com muita participação o que vai ajudar a dinamizar a economia do uma cidade “que muito sofreu economicamente com os efeitos da pandemia”.

“Estamos a ver a dificuldades que se estão a sentir no mercado devido à pandemia e à inflação e tudo que afeta a economia local neste tempos difíceis, e por isso fizemos uma aposta séria na Famidouro”, vincou o presidente da ACIMD.

Em paralelo à Famidouro, decorrem as festas da cidade de Miranda do Douro, que este ano tem como cabeça de cartaz António Zambujo.

FYP//LIL
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário