Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Miranda do Douro: Jovens voluntários reabilitam quatro casas de habitação no concelho

 De 21 de agosto a 4 de setembro, jovens voluntários da associação “Just a Change” estão a reabilitar 4 casas de habitação, nas localidades de Malhadas, Póvoa, Picote e Sendim, um projeto que é cofinanciado pela empresa Movhera e pelo município de Miranda do Douro.

Os jovens voluntários da associação “Just a Change” com o casal de pessoas idosas, Abel e Graciosa, junto à sua habitação, em Malhadas.

De acordo com o vereador do município de Miranda do Douro, Vitor Bernardo, o projeto de reabilitação habitacional foi proposto pela empresa Movhera, atual concessionária das barragens de Miranda do Douro e de Picote.

“O município de Miranda do Douro comparticipa na aquisição de materiais de construção e no alojamento dos voluntários. Por sua vez, a Santa Casa da Misericórdia oferece os almoços aos jovens voluntários da associação ‘Just a Change’”, referiu.

Questionado sobre a atual situação da habitação no concelho de Miranda do Douro, o vereador, Vitor Bernardo, respondeu que ainda há muitas habitações que carecem de intervenção, sobretudo no meio rural.

“Com este projeto estamos a reabilitar 4 casas. Mas no meio rural há muitas habitações que carecem de obras, sobretudo de isolamento térmico, de caixilharia, de vidro duplo, de cobertura e telhado isolado”, indicou.

Francisco Amaro, da associação “Just a Change” informou que as casas que estão a ser intervencionadas no concelho de Miranda do Douro pertencem a pessoas que vivem em pobreza habitacional.

“Os trabalhos são sempre acompanhados por técnicos de obra contratados e por coordenadores mais experientes, de modo a assegurar as condições de segurança e para que o nível técnico da obra sejam bem executado”, disse.

Relativamente à obra a decorrer em Malhadas, onde estão a trabalhar cinco voluntários e um coordenador, Francisco Amaro, adiantou que a habitação pertence a um casal de pessoas idosas que necessita de várias intervenções.

“O telhado da habitação vertia água e corria o risco de cair. Para além disso, o wc precisa de obras para garantir o escoamento de água e há a necessidade de substituição da banheira por um poliban, devido à menor mobilidade do casal de idosos. Ao nível do isolamento térmico, também estão a ser feitas várias intervenções, como a adição de isolante térmico, a instalação de um teto falso para criar uma caixa de ar, com a aplicação de lã de rocha, para garantir que a casa retém calor no inverno e frescura no verão”, indicou.

As obras decorrem ao longo de 15 dias, no âmbito do programa “Camp In”, que está a ser implementado, simultaneamente, noutras 12 localidades de todo o país e envolvem a participação de 400 voluntários.

Hugo Campos é um dos jovens que está a participar na reabilitação da casa, em Malhadas. Questionado sobre o que o motiva a participar neste campo de trabalho, respondeu que o projeto da associação “Just a Change” é diferenciador no voluntariado em Portugal.

“Ao participar neste campo de trabalho estou a aprender as noções básicas da construção civil. Para além disso, é muito gratificante pôr-me ao serviço de quem mais precisa e simultaneamente conhecer pessoas fantásticas, como são os outros voluntários”, disse.

Por seu lado, o casal de idosos, Abel e Graciosa, mostraram-se radiantes com a presença e generosa ajuda dos jovens voluntários na reabilitação da sua habitação, na aldeia de Malhadas.

Esta iniciativa que está a ser desenvolvida pela associação Just a Change, é cofinanciada pelo município de Miranda do Douro e a empresa Movhera.

Segundo Francisco Amaro, a reabilitação das quatro casas do concelho de Miranda do Douro tem um custo de 53 mil euros.

“Em duas habitações há uma intervenção praticamente integral, pois está a ser construído o saneamento básico e a instalação de eletricidade”, indicou.

A associação “Just a Change” é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que se dedica a reabilitar casas de pessoas em situação de pobreza habitacional. Para tal, mobiliza voluntários que num espírito altruísta e generoso transforma as casas em lugares dignos de serem habitados.

Desde 2010, a “Just a Change” já reabilitou mais de 280 casas e 75 instituições, beneficiando a vida de mais de 5000 pessoas e mobilizando mais de 5000 voluntários nacionais e internacionais.

De acordo com os princípios desta associação, uma habitação digna é o ponto de partida para uma nova vida.

“Reabilitamos casas, reconstruímos vidas!”, é o lema.

Sem comentários:

Enviar um comentário