São Paulo (Brasil)
(colaborador do Memórias...e outras coisas)
Candoca já estava cansada de tanto trabalho. Pode-se dizer que estava esfalfada, tantas eram as tarefas por cumprir; com a casa, com os filhos, com o marido e consigo mesma! Era muito difícil cumprir horários tão diversos: levantava-se às cinco, para preparar o café e a marmita do marido, que trabalho no eito, no corte de cana para uma usina. A seguir, acorda os filhos, para se prepararem para ir à escola.
Livre dessas tarefas, punha-se a limpar a casa, a lavar e passar as roupas, a preparar o almoço e irrigar a horta da casa. Mas, aquele dia era especial, pois tinha que trazer a luz mais um pequeno ser: a Candoca era parteira, e nesse dia, tinha um parto a fazer. Tão logo o marido saiu para o trabalho, Candoca percebeu que havia sobrado apenas um copo deleite, que deveria ser dividido entre ela e os três filhos! Ela derramou o copo com leite na panela, ao mesmo tempo em que comia algo e elegeu sua filha, Carmela, de vigiar o leite, enquanto ela fazia uma visita na casa da parturiente, pra saber da situação.
-Vou num pé; volto no outro, disse para a Carmela.
A Carmela, de seis anos, explicou aos irmãos que o leite que estava na panela era muito pouco para quatro pessoas, e pediu para que os irmãos se aliassem a ela numa oração, pedindo a Deus que provesse leite para todos.
E os irmãozinhos ficaram ali, ao lado do fogão de lenha, aguardando o leite ferver e a volta da mãe. Passados alguns minutos, o leite começou a ferver e subiu, panela acima!
Graças a Deus, que ouviu nossa prece; disse a Carmela! Deus nos proveu de mais leite....... .
Enquanto eles, irmãos, felizes da vida, vibravam com o fato, o leite se derramava sobre o fogão. inundando tudo ao derredor: chega a mãe!
- Que aconteceu?
Foi Deus que nos proveu de mais leite, responderam todos a um só tempo!
ACAS
Antônio Carlos Affonso dos Santos – ACAS. É natural de Cravinhos-SP. É Físico, poeta e contista. Tem textos publicados em 9 livros, sendo 4 “solos e entre eles, o Pequeno Dicionário de Caipirês e o livro infantil “A Sementinha” além de 5 outros publicados em antologias junto a outros escritores.
Agradeço o amigo Henrique, pela ilustração utlizada: PERFEITA!
ResponderEliminarUm abraço caipira a todos os transmontanos...