Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO

Por: Antônio Carlos Affonso dos Santos – ACAS
São Paulo (Brasil)
(colaborador do Memórias...e outras coisas)

Candoca já estava cansada de tanto trabalho. Pode-se dizer que estava esfalfada, tantas eram as tarefas por cumprir; com a casa, com os filhos, com o marido e consigo mesma! Era muito difícil cumprir horários tão diversos: levantava-se às cinco, para preparar o café e a marmita do marido, que trabalho no eito, no corte de cana para uma usina. A seguir, acorda os filhos, para se prepararem para ir à escola. 

Livre dessas tarefas, punha-se a limpar a casa, a lavar e passar as roupas, a preparar o almoço e irrigar a horta da casa. Mas, aquele dia era especial, pois tinha que trazer a luz mais um pequeno ser: a Candoca era parteira, e nesse dia, tinha um parto a fazer. Tão logo o marido saiu para o trabalho, Candoca percebeu que havia sobrado apenas um copo deleite, que deveria ser dividido entre ela e os três filhos! Ela derramou o copo com leite na panela, ao mesmo tempo em que comia algo e elegeu sua filha, Carmela, de vigiar o leite, enquanto ela fazia uma visita na casa da parturiente, pra saber da situação.

-Vou num pé; volto no outro, disse para a Carmela.

A Carmela, de seis anos, explicou aos irmãos que o leite que estava na panela era muito pouco para quatro pessoas, e pediu para que os irmãos se aliassem a ela numa oração, pedindo a Deus que provesse leite para todos.

E os irmãozinhos ficaram ali, ao lado do fogão de lenha, aguardando o leite ferver e a volta da mãe. Passados alguns minutos, o leite começou a ferver e subiu, panela acima!

Graças a Deus, que ouviu nossa prece; disse a Carmela! Deus nos proveu de mais leite....... .

Enquanto eles, irmãos, felizes da vida, vibravam com o fato, o leite se derramava sobre o fogão. inundando tudo ao derredor: chega a mãe!

- Que aconteceu?

Foi Deus que nos proveu de mais leite, responderam todos a um só tempo!

ACAS

Antônio Carlos Affonso dos Santos – ACAS. É natural de Cravinhos-SP. É Físico, poeta e contista. Tem textos publicados em 9 livros, sendo 4 “solos e entre eles, o Pequeno Dicionário de Caipirês e o livro infantil “A Sementinha” além de 5 outros publicados em antologias junto a outros escritores.

1 comentário:

  1. Agradeço o amigo Henrique, pela ilustração utlizada: PERFEITA!
    Um abraço caipira a todos os transmontanos...

    ResponderEliminar