Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

LIFE Aegypius return: monitorização confirma atividade nos ninhos dos dois únicos casais de abutre-preto no Douro Internacional

 A Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural arrancou, no início do mês de fevereiro, no âmbito do projeto “LIFE Aegypius return”, com ações de monitorização dos dois únicos casais de abutre-preto (Aegypius monachus) estabelecidos e confirmados na Zona de Proteção Especial (ZPE) da Rede Natura 2000 “Douro Internacional e Vale do Águeda” (PTZPE0038), parcialmente abrangida pelo Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), tendo sido registada atividade nos ninhos da espécie.

Casal de abutre-preto na ZPE "Douro Internacional e Vale do Águeda"/PNDI.
Fotografia Palombar.

A equipa da Palombar confirmou a ocupação dos dois ninhos e observou o transporte de material para estes e o arranjo das estruturas por parte dos casais de abutre-preto. Nos próximos dias, estima-se que, muito provavelmente, ocorra a postura do único ovo que a fêmea de cada casal põe por ano reprodutor. De formar a evitar qualquer perturbação aos casais reprodutores, a monitorização foi realizada a cerca de 1600 m de distância, com recurso a material ótico.

Os trabalhos de prospeção e monitorização têm como objetivo analisar as movimentações e o sucesso reprodutor desta espécie de abutre que é a maior da Europa e está ameaçada de extinção, bem como detetar eventuais novos casais que se possam ter estabelecido na área do PNDI. Adicionalmente, irá permitir, a médio prazo, monitorizar as tendências populacionais deste núcleo reprodutor e outros parâmetros demográficos como a produtividade e a mortalidade e, mais amplamente, avaliar o impacto das ações do projeto nas espécies-alvo.

Ninho de abutre-preto. Fotografia Palombar.

Além dos dois casais de abutre-preto registados, também foram observadas mais de 20 gralhas-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) e o primeiro britango (Neophron percnopterus) deste ano, recém chegado das suas zonas de invernada, situadas entre o sul do Mali e da Mauritânia e o Senegal, no continente africano.

Os técnicos de conservação da natureza e monitorização da biodiversidade da Palombar continuarão, nas próximas semanas, a monitorizar novas áreas onde o abutre-preto possa estar a nidificar e, desta forma, aumentar o conhecimento sobre os indivíduos reprodutores da espécie que existem nesta área protegida.

Sobre o projeto

O projeto "LIFE Aegypius return - consolidação e expansão da população de abutre-preto em Portugal e no oeste de Espanha", financiado pelo Programa LIFE da União Europeia e que arrancou em setembro de 2022, tem como objetivos principais aumentar a população de abutre-preto e melhorar o seu estado de conservação e estatuto de ameaça em Portugal. Tem cofinanciamento da Viridia – Conservation in Action e da MAVA – Foundation pour la Nature.

O “LIFE Aegypius return” é desenvolvido por um consórcio que integra a Vulture Conservation Foundation (VCF) - organização coordenadora do projeto -, Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, Herdade da Contenda, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), Liga para a Proteção da Natureza (LPN), Associação Transumância e Natureza (ATNatureza), Fundación Naturaleza y Hombre, Guarda Nacional Republicana (GNR) e Associação Nacional de Proprietários Rurais, Gestão Cinegética e Biodiversidade (ANPR).

Mais informação AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário