Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros já recebeu 623 mil quilos de uvas

 A Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros já começou a campanha de vindimas deste ano.


Houve uma tentativa de iniciar só com uva branca, mas poucos agricultores aderiram a esta separação.

No entanto, a receção de uvas tem sido positiva, com 623 mil quilos até ao momento, refere Luís Rodrigues, presidente da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros:

“Iniciamos a campanha dia 13, 14 deste mês. Durante 3 dias tentamos fazer algum branco, também para melhorar o facto do nosso vinho ter pouca cor. Pedimos aos nossos associados para separar o branco, alguns aderiram mas poucos. Mas a campanha está a decorrer dentro do normal. É uma campanha superior à do ano passado, que andamos perto dos 500 mil quilos. Este ano já entraram 623 mil quilos, só até sábado e provavelmente iremos fazer mais 200 toneladas de uvas em relação ao ano passado.”

Luís Rodrigues diz que, este ano, o grau de álcool do vinho produzido ronda os 12,5%, um valor normal para a região, contrariamente a outras regiões que foram afetadas pela antecipação da campanha:

“Tenho conhecimento de zonas do Douro que normalmente são muito boas e este ano queixam-se do grau porque ,este ano, a campanha antecipou-se. Aqui também se verificou isso. Num ano normal seria uma semana a seguir, mas com a chuva que veio as pessoas tiveram algum medo que a uva apodrecesse. Mesmo assim estamos perto dos 12 e meio de grau à entrada, o que para a nossa região é bom. O grau é idêntico ao do ano passado, o que para a nossa região não é mau.”

Aponta ainda o crescimento de sócios na cooperativa e na secção de vinho:

” Mais de 90% dos nossos associados de vinho são associados da secção de azeite também. O que verificamos mais uma vez, este ano, é que inscrevemos uma dúzia ou mais de sócios para a cooperativa e para a secção de vinho.”

Apesar da antecipação das vindimas devido ao mau tempo, o presidente da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros confirma que a campanha deste ano encontra-se dentro dos padrões normais, sem grandes prejuízos registados.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário