Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Miranda do Douro: Iconografia cristã em exposição

 A Casa da Cultura Mirandesa tem em exposição uma coleção de pinturas de “Iconografia Cristã – A Linguagem do Silêncio”, da artista Tânia Pires, que está em exibição em Miranda do Douro até 11 de novembro.


A exposição de iconografia é composta por várias pinturas, que autora elaborou, no seu atelier em Bragança, fruto do seu crescente interesse pela espiritualidade cristã.

“Em 2011, Tânia Pires, viveu uma primeira experiência monástica, em França, que despertou nela o interesse pela iconografia cristã. Foi nesse mosteiro que iniciou o seu primeiro ícone. Depois, orientada por diferentes mestres, deu continuidade a estes trabalhos sobre a iconografia cristã, noutros mosteiros situados em Itália e na Palestina”, lê-se no comunicado.

De acordo com a autora, os ícones são imagens para “contemplar, meditar e orar”.

Na exposição, agora presente em Miranda do Douro, a peça principal é a “Virgem do Leite”, uma pintura do século XV, inspirada na escultura existente na Concatedral, que merece ser visitada.

Tânia Vera Oliveira Pires é natural de Bragança. Licenciou-se em Educação Visual e Tecnológica (2001) e posteriormente em Artes Plásticas /Escultura, pela Faculdade de Belas Artes, da Universidade do Porto (2009). Concluiu o mestrado em Escultura, em 2010, sobre o tema "Arte e Ecologia". A artista tem desenvolvido o seu trabalho baseada em reflexões sobre a humanidade, o sentido da vida, o vazio, a paz e a liberdade interior.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário