Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Novo projecto do IPB desenvolve estratégias de bem-estar e saúde verde

 Melhorar o bem-estar e promover a saúde verde é o grande objectivo do projecto GreenHealth, do Instituto Politécnico de Bragança, que, ontem, reuniu alguns dos seus parceiros para apresentar resultados


O objectivo é desenvolver estratégias que promovem o bem-estar e a saúde verde, usando tecnologias digitais e biológicas. O responsável pelo projecto, Paulo Leitão, explicou que para concretizar este objectivo foram definidas três linhas de acção, cada uma contribuindo de forma diferente.

“A primeira linha tem a ver com o desenvolvimento de técnicas inovadoras de reabilitação usando tecnologias digitais, estudou-se o caso-estudo de pessoas que são diagnosticadas com Esquizofrenia. A segunda linha foi o foco na produção sustentável, o desenvolvimento de novos ingredientes naturais ou de base biológica que são incorporados em produtos que contribuam para uma alimentação mais saudável e para uma prevenção e tratamento de doenças. A terceira linha tem a ver com estratégias de vida activa, parte de turismo, que promovam o bem-estar”, referiu.  

Ontem, à margem de um seminário sobre o projecto, no BrigantiaEcopark, Paulo Leitão referiu que agora resta pôr os produtos criados no mercado.

Uma das linhas do projecto prende-se com a produção sustentável e estratégias de base biológica. Foram utilizados vários produtos locais para criar, por exemplo, corantes e antioxidantes naturais. Agora, foram incorporados em alguns alimentos, explicou a investigadora do IPB, Lilian Barros.

“Inicialmente temos que fazer esse estudo e produzir depois o ingrediente e ver metodologias de extracção para termos um maior rendimento desses ingredientes naturais. Depois vermos a sua aplicação e o que podemos produzir em termos de alimentos, por exemplo umas barras energéticas, bombocas”, disse.

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave é um dos parceiros do projecto. João Vilaça, Pró-Presidente para a Investigação e Inovação deste instituto, diz que a participação passou, sobretudo, por ajudar a desenvolver um jogo que pode ajudar pessoas com esquizofrenia.

“O objectivo numa primeira fase passa pela criação da base tecnológica com acompanhamento clinico e agora passa pela aplicação do projecto em doentes e da validação da tecnologia face aquilo que é o contexto em que vai ser aplicado”, explicou.

O projecto é financiado pelo Programa Operacional Norte 2020. O IPB é o coordenador mas estão associados os politécnicos de Viana do Castelo, do Porto e do Cávado e do Ave.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário