Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Festival D’Onor reconhecido com o Alto Patrocínio do Presidente da República

 O Festival D’Onor, que dá a conhecer a aldeia, cultura e tradição de Rio de Onor, em Bragança, foi distinguido com o Alto Patrocínio do Presidente da República


É uma distinção concedida a eventos, iniciativas ou projectos considerados de relevância nacional e que contribuem significativamente para o desenvolvimento do país.

David Vaz, um dos membros da "Montes de Festa - Associação", entidade que organiza o festival, assinala que a notícia foi muito bem recebida. “Este selo é o reconhecimento por parte da mais alta entidade da nação e representa que este é um evento de referência cultural, que tem uma certa notoriedade e qualidade. Todos os membros da associação ficaram muito contentes com esta situação e o feedback da comunidade e da aldeia foi muito positivo. É o reconhecimento do bem fazer e do fazer as coisas diferentes, do empenho e esforço voluntario, já que todos os membros trabalham voluntariamente”.

O Festival D´Onor acontece, anualmente, no mês de Julho, e celebra a identidade transfronteiriça do povo de duas aldeias vizinhas, uma em Portugal e a outra em Espanha. O selo é uma grande motivação. “Estamos muito motivados. Este reconhecimento deu-nos mais este alento, de continuar a trabalhar, de fazer as coisas bem, para a cultura da nossa região”.

O comunitarismo e as práticas típicas são marcas distintivas das gentes locais. “Vale a pena preservar as nossas tradições e cultura. Mas o que o festival pretende, e acho que foi daí também que veio esta distinção, é reinventar a tradição”.

A primeira edição do festival aconteceu em 2017. A iniciativa conta, habitualmente, com música tradicional, teatro, jogos tradicionais, ronda cultural e das adegas.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário