Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Máscaras portuguesas e galegas para conhecer até 26 de dezembro no salão da Junta de Freguesia de Arcas (Macedo de Cavaleiros)

 Até 26 dezembro, a exposição fotográfica “Viagens pelo Mundo da Máscara” de Mercedes Saavedra, pode ser visitada no salão da Junta de Freguesia de Arcas, no concelho de Macedo de Cavaleiros.


São cerca de 100 as máscaras, portuguesas e galegas, captadas pela lente da artista ao longo de vários anos:

“Esta é uma exposição de máscaras galegas e portuguesas.

Já há muitos anos que sigo estas máscaras e de todas que pude recolher penso que não falta nenhuma.

É uma emoção muito grande poder trazê-las a uma aldeia onde se recuperou uma máscara e cada vez está a funcionar melhor.”


Na aldeia de Arcas existe a tradição do Santo Estevão, caracterizada pelos caretos, recuperada há quatro anos. Uma máscara que também já consta da exposição de Mercedes Saavedra:

“Quando me disseram que aqui havia uma máscara recuperada, resolvi vir cá, o ano passado.

Esse foi o motivo pelo qual os conheci e me falar de poder trazer aqui a exposição.

Estou encantada de a trazer a Macedo de Cavaleiros.”

A exposição pode ser visitada até 26 de dezembro, em plena celebração de Santo Estevão, que este ano é antecipada pelo primeiro festival Galhofa, que começa no dia 22.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário