O Agrupamento de Escolas de Vinhais promove a leitura para todos. Depois de ter sido premiado com uma bolsa nacional de 1500€, promovida pela EPIS - Empresários Pela Inclusão Social, na Culturgest, à qual se candidataram 1061 projetos, o livro multiformato “O meu vizinho é um cão” (PNL), criado inteiramente pelo Agrupamento de Escolas D. Afonso III - Vinhais a partir do texto original de Isabel Minhós Martins, foi apresentado publicamente numa cerimónia que decorreu em dezembro, em Vinhais.
Trata-se de um projeto pioneiro, inovador e inclusivo, disponível em diferentes formatos (audiolivro; pictogramas, braille, escrita para baixa-visão, LGP e ilustrações em relevo), de modo a promover a participação de todos, de acordo com as necessidades específicas de cada um, eliminando barreiras no acesso à leitura. O projeto foi desenvolvido no âmbito de um projeto de Leitura Inclusiva, por todos e para todos, que na sua produção contou com a participação de alunos do 1.° Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário e vários docentes do agrupamento de Vinhais, na elaboração das ilustrações e gravação das vozes.
Para Rui Correia, Diretor do Agrupamento, “trata-se de um projeto importante a nível nacional, que deveria ser replicado noutras escolas podendo, assim, serem adaptados muitos mais livros do PNL. Envolveu muitos alunos, técnicos, auxiliares e professores, bem como a comunidade local, o que demonstra bem a força que as boas ideias ganham quando são bem acolhidas. Juntos sabemos fazer a diferença e levar a cabo projetos audaciosos”.
Sem comentários:
Enviar um comentário