Cerca de 20 alunos da Emídio Garcia, Abade Baçal e Miguel Torga tiveram a ideia de ligar os três agrupamentos com uma ciclovia
Um projecto conjunto dos três agrupamentos de escolas de Bragança foi distinguido pela associação ambientalista Zero. Cerca de 20 alunos da Emídio Garcia, Abade Baçal e Miguel Torga tiveram a ideia de ligar os três agrupamentos com uma ciclovia. O objectivo é reduzir o uso de veículo automóvel na deslocação à escola, explica a jovem Inês Falcão, que faz parte do projecto. “Muitas pessoas vão de carro para a escola e isso emite muito Dióxido de Carbono e polui o meio ambiente, então surgiu-nos a ideia de impulsionar as ciclovias. A nossa cidade tem ciclovias, mas não tem uma vasta rede que permitem deslocar de casa para a escola”.
Os problemas ambientais são cada vez mais abordados nas escolas. Apesar da sensibilização, Inês Falcão considera que os jovens não estão agir em conformidade.
O projecto vai ser dado a conhecer à Câmara Municipal de Bragança, para que possa ser executado. O professor Raul Gomes acredita que é possível ser concretizado. “Uma ciclovia a passar pelos três agrupamentos, creio que é possível, é apenas ligar aqueles pontos que já foram construídos e implementados, iria criar mais coesão sobretudo física dos três agrupamentos”.
Além da distinção, o projecto será financiado com 1 500 euros, para acções de consciencialização ambiental. No total foram distinguidos seis projectos de escolas do Interior do país.
Sem comentários:
Enviar um comentário