Número total de visualizações do Blogue

9113166

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 27 de março de 2025

Atlas da Raia Hispano-Lusa apresentado em Bragança permite conhecer território transfronteiriço

 A singularidade da fronteira hispano-portuguesa, que é a mais antiga do mundo, deve-se à extensa história compartilhada entre os territórios


Vários domínios das regiões de fronteira, estão, agora, disponíveis para consulta, no Atlas da Raia Hispano-Lusa.

O diretor técnico do documento e professor do Departamento de Geografia da Universidade de Salamanca, Luis Mínguez, esclarece que este é um importante instrumento de conhecimento do território transfronteiriço, apresentando uma visão detalhada da geografia, história, património e dinâmicas socioeconómicas da região. “A sociedade, em geral, pode compreender o conteúdo e ler os mapas. O atlas dá a entender a geologia, cobertura do solo, a hidrologia e climatologia, a evolução da população, a taxa de envelhecimento. São muitos elementos compartilhados entre os dois lados da fronteira. Podemos compreender também os grandes recursos naturais, como a Reserva da Biosfera Meseta Ibérica, os espaços compartilhados, nomeadamente o Parque Natural do Douro Internacional, Montesinho”.

O atlas foi apresentado na Biblioteca Municipal de Bragança. O presidente do município, Paulo Xavier, assinala que o atlas é um excelente documento de aproximação da região de fronteira. “Esta é uma boa promoção para o conhecimento, para as atividades que temos feito em conjunto, de uma aproximação entre os dois lados da fronteira. E tem como intuito a promoção do conhecimento, e, por outro lado, a aproximação das pessoas”.

O Atlas da Raia Hispano-Lusa resulta de uma parceria entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, a Junta de Castela e Leão e a Câmara Municipal de Bragança. Foi financiado pelo POCTEP (Programa Interreg Espanha-Portugal 2021-2027).

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário