Os workshops vão começar “dia 2 de abril em Vinhais, com uma sessão sobre conservação e restauro ecológico, depois em Chaves, dia 23 de abril, onde o foco será a água em ambientes urbanos, em Miranda do Douro, dia 7 de maio, planeamos um workshop sobre gestão de bacias e socioeconomia e um quarto workshop que será de agricultura e alimentação e irá decorrer em Mirandela no dia 21 de maio. O ciclo culminará em Bragança, onde, a 28 de junho, será realizado um grande seminário, reunindo todas as vertentes discutidas ao longo do ano” com o objetivo de encontrar soluções aplicáveis à gestão da água na região e, potencialmente, em outros territórios com desafios semelhantes, contou o professor e investigador Amílcar Teixeira, responsável pelo projeto.
No ponto de vista do investigador, a água é um tema fundamental ser discutido, devido à sua relevância para a região. “A água é fundamental para continuarmos a preservar espécies que são únicas, muitas delas ameaçadas e continuamos a tê-las no território e que faz do território uma área diferenciada, uma área capaz também, por si só, de atrair outros públicos para lá daqueles residentes que sempre trataram tão bem tanto destas áreas do nosso Nordeste Transmontanos”, vincou
Amílcar Teixeira frisou que, apesar de serem múltiplos os desafios que a região enfrenta, relativamente ao uso eficiente da água, o mais importante é focar nas soluções.
A sessão de apresentação destas atividades do “Ano da Água”, decorreu sexta-feira, no na casa da seda e contou com a presença de vários oradores, nomeadamente com o professor e Investigador Tomás Figueiredo. Especializado na área da agricultura, não deixou de destacar a importância dos agricultores se assumirem como guardiões deste bem comum, já que o setor agrícola é responsável por 70% do consumo mundial deste recurso.
O SUSTEC é um laboratório recente que resulta da fusão dos dois centros de investigação, CIMO e CeDRI. Face à crescente pressão sobre este recurso essencial que é a "água", o laboratório pretende mobilizar políticos, stakeholders e cidadãos dos territórios de montanha para procurar soluções para a gestão sustentável deste bem. Os workshops começam no dia 2 de abril em Vinhais e culminarão com um grande seminário em Bragança, onde serão apresentadas as soluções encontradas para o uso responsável da água na região.
Sem comentários:
Enviar um comentário