Segundo Miguel Nóvoa, da Associação Para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, que integra a organização, esta é uma oportunidade imperdível para observar o céu mais limpo da Península Ibérica. “Criámos uma dinâmica de atividades para o fim de semana, em que gostaríamos que a observação e a interpretação do céu fosse uma oportunidade de conhecer melhor as nossas civilizações, a nossa evolução enquanto humanidade. Vamos ter oportunidade com especialistas da Palombar, técnicos da associação e do município e técnicos especialistas em astronomia, que nos ajudarão a interpretar o céu”.
O "Espreitar o Céu” começa sexta e decorre até domingo. Ao longo dos três dias há várias atividades programadas, incluindo a observação de um eclipse solar. “Na sexta vamos conhecer os bichos e os sons da noite. No sábado de manhã vamos assistir ao eclipse solar, depois teremos a oportunidade de conhecer o espaço do PINTA e, após o almoço, temos uma caminhada. A partir das 18h30 começam as atividades de astronomia, com uma sessão teórica no auditório. A partir das 21h30 vamos para o exterior, com os telescópios, para podermos ter a oportunidade de conhecer este céu, dos menos poluídos, visualmente, da Península Ibérica. Domingo teremos uma oficina para os mais pequenos de como contar histórias”.
Os interessados em participar nesta experiência ainda se podem inscrever.
Os visitantes podem observar e interpretar o céu noturno na companhia de profissionais especializados, numa experiência imersiva.
O “Espreitar o Céu” decorre de sexta a domingo, no PINTA. É organizado pela Associação Para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, pela Palombar e pelo município de Vimioso.
Sem comentários:
Enviar um comentário