Número total de visualizações do Blogue

9115423

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 31 de março de 2025

Miranda do Douro: Centenas de Capas Ibéricas trouxeram diversidade à cidade

 Com o propósito de estreitar os laços de amizade e aprofundar a cooperação transfronteiriça entre Miranda do Douro e a vizinha Espanha, realizou-se no Domingo, dia 30 de março, o I Encontro de Capas Ibéricas, um evento cujo maior destaque foi a diversidade de capas tradicionais existentes nos dois países.


Em Miranda do Douro, este encontro fez parte do programa da Exaltação da Capa de Honras Mirandesa e juntou centenas de portugueses e espanhóis, vindos das regiões vizinhas de Zamora e Salamanca.

Destas regiões, destaque, por exemplo, para a Capa Parda Alistana (Aliste), que dada a proximidade geográfica a Miranda do Douro, tem grande semelhança com a Capa d’Honras Mirandesa. Confeccionada com a mesma lã das ovelhas, este traje é utilizado em cerimónias importantes como a Semana Santa, em Zamora (Espanha).

No I Enconto de Capas Ibéricas, participaram ainda representantes da Capa de Béjar (Salamanca) e da Capa Espanhola.

Recorde-se que a Capa d’Honras Mirandesa é considerada um dos mais importantes símbolos da identidade do povo mirandês, evocando valores ancestrais como a honra e o respeito.


O momento alto deste encontro entre mirandeses e espanhóis foi a celebração da eucaristia na concatedral de Miranda do Douro. A celebração foi presidida pelo bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida, que trajado com uma Capa d’Honras Mirandesa saudou as centenas de participantes portugueses e espanhóis.

Na homília, Dom Nuno Almeida, referiu-se à parábola do Pai misericordioso, afirmando que é urgente dar testemunho de valores como a fraternidade e a solidariedade.

“Também as Capas d’Honra evocam valores importantes como a honra e o respeito. Entre nós, os cristãos, o único olhar permitido é o respeito e a solidariedade entre irmãos e irmãs”, disse.

No final da missa, seguiu-se uma breve cerimónia, na qual a presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, agradeceu o trabalho conjunto entre as entidades portuguesas e espanholas, na coorganização do I Encontro de Capas Ibéricas.

“Neste primeiro encontro conseguimos reunir centenas de pessoas, que envergando as suas capas tradicionais, estão a promover a sua região e a sua cultura. Neste encontro em Miranda do Douro, quero ainda destacar a participação das crianças, que envergando também elas as capas d´Honras Mirandesa estão desde cedo a afeiçoar-se a um dos símbolos mais identitários da Terra de Miranda”, disse a autarca.

Por sua vez, o representante da Asociación para la Promócion e Estudio da Capa Parda Alistana (Zamora), Luís Castro, sublinhou a importância de reunir num mesmo evento, as capas tradicionais de várias regiões de Espanha e Portugal.

“No I Encontro de Capas Ibéricas podemos ver um pouco a rica diversidade de capas existentes em Espanha e Portugal. Na comarca de Aliste, por exemplo, a capa alistana é muito utilizada em cerimónias importantes como os casamentos, a festa do patrono da localidade e outras festividades”, justificou.


O I Encontro de Capas Ibéricas foi organizado pelo município de Miranda do Douro, em parceria com a Asociación de la Capa Alistana e a Asociación Amigos de La Capa de Béjar (Salamanca).

Neste primeiro encontro participaram ainda outras entidades como a Diocese de Zamora, a Associação de Língua e Cultura Mirandesa (ALCM), representantes de freguesias do concelho de Miranda do Douro, a associação Mirandanças, o Centro Etnográfico e Musical Sons da Terra, várias confrarias e outras entidades.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário