Número total de visualizações do Blogue

9123085

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 28 de março de 2025

A nova estrada Vimioso-Carção arranca em 2026 e financiamento foi publicado em Diário da República

 Foi publicado em Diário da República, no passado dia 20 deste mês, a garantia de financiamento, no valor de 30 milhões de euros, do Governo


Já foi publicado em Diário da República o financiamento para a construção da estrada que liga Vimioso a Carção. Na aprovação do Orçamento de Estado, em outubro, Luís Montenegro anunciou verba para o troço e agora, mesmo com a queda do Governo, está garantida a ligação. São 30 milhões de euros, adianta o presidente do município de Vimioso, António Santos. “Com financiamento para 2025 de 500 mil euros, para fazer face às despesas de procedimento concursal. Para 2026 tem uma dotação orçamental de oito milhões, para 2027, 14 milhões e 500 mil euros e finalmente para 2028, sete milhões, num total de 30 milhões de euros de financiamento desta nova ligação”, contou.

A empreitada consiste na construção de uma ponte sobre o rio Maçãs e os respetivos acessos, num total de três quilómetros. O autarca prevê que o procedimento concursal para adjudicar a obra comece em maio e esteja pronto em oito meses.

“A informação que eu tenho do Ministro das Infraestruturas é que será durante o mês de maio. É evidente que isto é um procedimento concursal que tem que ser publicado no Jornal da Comunidade Europeia. É um procedimento concursal internacional porque obriga a uma despesa de 30 milhões de euros, daí que vai ser muito demorado”, explicou.

A correr dentro dos prazos previstos, a obra arrancará em 2026. António Santos diz que não tem dúvidas de que assim seja.

“Bem gostava que fosse iniciada já, porque isto já devia estar pronto há muito tempo, mas infelizmente houve gente que andou a arrastar os pés e não quero aqui apontar culpados porque todos somos um pouco. Nunca há inocentes absolutos nem culpados na totalidade. Infelizmente só vai avançar este ano e finalmente será iniciada a concessão em 2026. Não tenho qualquer dúvida sobre isso”, rematou.

A construção da estrada Vimioso-Carção é reclamada há décadas e depois de muitos entraves vai finalmente avançar. Foi publicado em Diário da República, no passado dia 20 deste mês, a garantia de financiamento do Governo.

Escrito por Brigantia 
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário