Número total de visualizações do Blogue

9104293

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 26 de março de 2025

🌰 𝐕𝐈𝐈𝐈 𝐉𝐨𝐫𝐧𝐚𝐝𝐚𝐬 𝐓𝐞́𝐜𝐧𝐢𝐜𝐚𝐬 𝐝𝐨 𝐂𝐚𝐬𝐭𝐚𝐧𝐡𝐞𝐢𝐫𝐨 | A cultura da castanha: problemáticas e necessidades

 Sede Florest´Água – edifício LEADER - S. Martinho de Angueira


À semelhança de anos anteriores, o Município de Miranda do Douro, vai promover, no dia 12 de abril, as VIII Jornadas Técnicas do Castanheiro, a partir das 14h30, na Sede da Florest´Água, em São Martinho de Angueira, com o objetivo de esclarecer e orientar os produtores com respeito à cultura da castanha, tendo em conta algumas problemáticas e necessidades atuais, bem como as medidas de mitigação, face aos efeitos das alterações climáticas.

A instalação de soutos no concelho, em especial nas freguesias a Norte, é vocacionada para a produção de castanha e, na atualidade, passa por diversos desafios que devem serem ultrapassados, de forma coletiva, ao encontrar soluções viáveis, para a região, de forma a encontrar alternativas do presente, com vista a um futuro sustentável.

Neste sentido, consideramos importante que os produtores tenham real conhecimento acerca de técnicas e estratégias inovadoras que possam contribuir para a promoção de soutos mais vigorosos, bem como a adoção de práticas que promovam um bom estado sanitário e que estimulem os mecanismos naturais das plantas: melhorem a eficiência da utilização dos nutrientes e atuem em processos específicos do metabolismo da cultura do castanheiro.

Esta é uma iniciativa do Município de Miranda do Douro em colaboração com o Instituto do Politécnico de Bragança, o CNCFS - Centro de Nacional de Competências dos Frutos Secos e Junta de Freguesia de São Martinho de Angueira, este ano com a participação de técnicos da Timac AGRO, da NutriTec Fertilizantes e da Mesa del Castaño del Bierzo - Cesefor (Castilha y Leon).

Sem comentários:

Enviar um comentário