Número total de visualizações do Blogue

9104302

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 26 de março de 2025

Cáritas Diocesana angaria fundos para comprar reboque para apoio em situações de catástrofe e emergência

 Será utilizado pelo Grupo de Emergência e Catástrofes, único no país


A Cáritas Diocesana Bragança-Miranda está a angariar fundos para a compra de um reboque. Este veículo será usado em situações de catástrofe e socorro, pelo Grupo de Emergência e Catástrofes. Vai permitir levar o material necessário para ajudar a população. Hélder Pires, coordenador do projeto, explica que, na ocorrência que tiveram em Nuzedo, no concelho de Vinhais, demoraram muito tempo a chegar, devido a não terem já tudo armazenado e pronto a ser levado. “Tivemos essa experiência, com a ida para Nuzedo, em que a população teve de ser retirada de suas casas. Nós fomos prestar esse apoio mas, entre o acionamento da minha equipa e o arranque, o grupo demorou cerca de uma hora a ter tudo pronto para sair. Uma hora para nos organizarmos, uma hora para chegar ao local. Estamos a falar de um delay de duas horas para responder a uma situação de emergência e nós não podemos ter isso. Estamos a falar de um equipamento, que pode estar acondicionado, carregado com burros de mato, cobertores. Portanto, são equipamentos que podem estar de facto armazenados num reboque, numa garagem. A única questão é chegar ali com um carro atrelar e arrancar”.

O reboque custa mais de 8 mil euros. A Cáritas Diocesana está a organizar atividades para angariar o valor. No passado fim de semana, conseguiram quase 3 mil euros num concerto solidário. “O concerto foi uma surpresa enorme, a catedral ficou bem composta e conseguimos angariar cerca de três mil euros. Foi muito significativo, houve uma boa adesão”.

O Grupo de Emergência e Catástrofes é composto por uma equipa multidisciplinar de 70 pessoas. É a única resposta deste género no distrito, mas também no país. Todo o trabalho é feito por voluntários, que até a própria viatura disponibilizam. Por isso, a Cáritas quer ir mais longe e sonha poder vir a comprar uma carrinha.

A Cáritas Diocesana Bragança-Miranda está por isso a apelar ao espírito de solidariedade da população e até dos municípios, já que a área de atuação do Grupo de Emergência e Catástrofes é distrital. Até ao final do ano vão continuar a realizar ações para angariação de fundos. Esperam conseguir adquirir o reboque até ao final de 2025.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário