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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

CIM Terras de Trás-os-Montes já contratou 90 autocarros para iniciar o transporte flexível nas aldeias do distrito

São mais de 29 milhões de euros para, ao longo de cinco anos, a partir do início de 2026, começar a funcionar o transporte flexível nas aldeias de nove concelhos do distrito de Bragança, que integram a Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM TTM).


A empresa contratada é a Rodonorte.

“Este contrato visa assegurar a operação da rede de transporte rodoviário municipal, intermunicipal, inter-regional e urbana nos concelhos da CIM-TTM, com exceção do município de Bragança”, anunciou a CIM, em comunicado.

O contrato, terá uma vigência de cinco anos, com início previsto no primeiro trimestre de 2026.

“Trata-se de um investimento superior a 29 milhões de euros que visa dar uma resposta integrada e eficiente às necessidades de mobilidade no território, prevendo uma operação anual de cerca de 1.867.000 km em transporte regular e 358.312 km em transporte flexível, garantindo uma cobertura territorial alargada e adequada às necessidades da população”, anunciou a CIM, presidida por Pedro Lima, presidente da Câmara de Vila Flor.

O transporte flexível, direcionado para localidades com 40 ou menos habitantes, “permitirá melhorar significativamente a cobertura do serviço público em zonas de baixa densidade populacional, onde atualmente a oferta é inexistente ou deficitária”, explicou aquela entidade.

A nova operação contará com 90 autocarros, dos quais 30 serão veículos verdes/limpos, “contribuindo para uma mobilidade mais sustentável e amiga do ambiente”.

Recorde-se que cabe à CIM-TTM a competência na organização dos sistemas públicos de transportes de passageiros de âmbito Regional.

As comunidades intermunicipais são as autoridades de transportes competentes quanto aos serviços públicos de transporte de passageiros intermunicipais e por delegação de competências são também a responsáveis pelos serviços públicos de transporte de passageiros municipais. “Delegaram esta última competência na CIM-TTM os municípios de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vimioso, Vila Flor e Vinhais”, explicita o comunicado.

O serviço a prestar, no âmbito do contrato agora celebrado, “pretende assegurar um transporte público de qualidade, eficiente, seguro e acessível, reforçando a coesão territorial e a mobilidade dos cidadãos nas Terras de Trás-os-Montes”.

AGR

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