Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Jantar Solidário com “casa cheia” para apoiar João Vaz a melhorar a qualidade de vida em Mirandela

 Lotação esgotada no jantar solidário, esta segunda-feira, para ajudar João Vaz, o mirandelense (ex-funcionário de farmácias, durante mais de 40 anos) que sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), a melhorar a sua qualidade de vida e a possibilitar-lhe maior mobilidade e independência, nomeadamente com a aquisição de uma cadeira de rodas e a instalação de uma plataforma elevatória na sua residência.


O Restaurante Flor de Sal, em parceria com a AIC (Associação Iniciativa Cultural, Recreativa e Social), promoveu o jantar em que a totalidade da receita reverte para esta causa. A iniciativa foi organizada em tempo record, mesmo assim, com reservas esgotadas em poucas horas, o que não surpreendeu o empresário que gere aquele estabelecimento de restauração.

“Sinceramente, estava à espera. Uma pessoa como o João, que sempre esteve presente para todos, neste momento ninguém podia falhar. E acho que ainda ficaram muitos por vir, só que não havia lugar para mais gente. Mas, ele merece isto e muito mais”, adianta José Luís.

Já a presidente da AIC confessa que ficou “surpreendida com a adesão”, mas Inês Silvestre entende que traduz “a generosidade dos mirandelenses” e acima de tudo a gratidão para com alguém que sempre esteve pronto a ajudar. “Nunca me convenci que isto ia ter esta proporção. Isto ultrapassou tudo. Estamos aqui 170 pessoas, toda a gente pagou e a totalidade é para o nosso João”, refere.

“Entre prendas, surpresas de amigos que estão longe, que estão perto, as empresas, os donativos. Espero ter dinheiro suficiente para na próxima semana, encomendar a plataforma elevatória. Já são 10 mil euros. É fantástico”, diz.

A presidente da AIC entregou a João Vaz uma cadeira elétrica “enviada por um mirandelense que está fora, o Otávio Pinto, e a empresa Tuacar ofereceu outra cadeira de rodas”, revela.

João Vaz não escondia a emoção com o apoio de tanta gente no jantar e de outros que têm contribuído com donativos. “Acho que estou em Júpiter, a terra para mim, neste momento, acho que não existe. Não podia estar tão feliz e agradeço a todos este apoio”, afirma.

João acredita que esta onda de solidariedade é também o resultado da sua conduta ao longo da sua atividade profissional. “Nascemos para dar e não para receber. E isto é o reconhecimento do meu trabalho, da minha área, que foi a farmácia, durante 43 anos, comecei com 14. Fui angariando muitos amigos e naturalmente soube aproveitá-los e neste momento sinto-me muito, muito orgulhoso”, confessa.

A receita angariada será totalmente encaminhada para a aquisição de uma plataforma elevatória, depois de já ter recebido duas cadeiras de rodas, uma delas elétrica.

O jantar teve ainda apontamentos musicais com o grupo de Castanholas de Contins e de Lara Dias.

No entanto, a onda de solidariedade não fica por aqui. Ainda decorre a campanha “excursão solidária” a Águeda para ver o maior Pai Natal do mundo, com parte da receita a reverter para o João. E, no dia 30 de novembro, é a vez da Associação de Caça e Pesca da Serra de Valverde, Barcel e Longra também organizar uma Caçada Solidária ao Javali, com o valor total das inscrições a reverter, na íntegra, para esta causa solidária.

A iniciativa conta com o apoio da AIC (Associação Iniciativa Cultural, Recreativa e Social), da União de Freguesias de Barcel, Marmelos e Valverde da Gestosa e da Câmara Municipal de Mirandela.

INFORMAÇÃO CIR (Escrito e fotografia por Rádio Terra Quente)

Sem comentários:

Enviar um comentário