Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

𝐒𝐮𝐛𝐦𝐞𝐭𝐢𝐝𝐚 𝐜𝐚𝐧𝐝𝐢𝐝𝐚𝐭𝐮𝐫𝐚 𝐝𝐚 𝐀𝐳𝐢𝐧𝐡𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐝𝐚 𝐏ó𝐯𝐨𝐚 𝐚𝐨 𝐜𝐨𝐧𝐜𝐮𝐫𝐬𝐨 “Á𝐫𝐯𝐨𝐫𝐞 𝐝𝐨 𝐀𝐧𝐨 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐮𝐠𝐚𝐥 𝟐𝟎𝟐𝟔”

 No coração do Planalto Mirandês, ergue-se um dos maiores símbolos vivos do nosso território: a Azinheira da Póvoa, uma árvore com 410 anos de história e memória.


O Município de Miranda do Douro submeteu oficialmente a sua candidatura ao concurso Árvore do Ano Portugal 2026, iniciativa da UNAC que integra árvores com histórias únicas e um valor ambiental e cultural excecional.

Classificada como Arvoredo de Interesse Público e distinguida no concurso “Em busca da maior árvore do PNDI”, esta azinheira é a mais antiga registada em Portugal. Gerações cresceram à sua sombra, e sob a sua copa vivem aves, pequenos mamíferos, insetos e flora que fazem deste lugar um verdadeiro ecossistema vibrante.

Mais do que uma árvore, é um ponto de encontro entre natureza e comunidade. 

O Município de Miranda do Douro expressa o seu profundo agradecimento a todas as entidades e pessoas que contribuíram para esta candidatura. Um agradecimento especial à AEPGA, em particular à Cláudia Costa, pelo registo fotográfico; ao Gabinete Técnico Florestal; à Proteção Civil Municipal; à Palombar; à Junta de Freguesia da Póvoa; ao ICNF, nomeadamente ao Miguel Portugal; ao Professor João Carvalho, da UTAD; ao Raúl Silva, pelas fotografias e filmagens de drone; e à Isabel Lucas, que gentilmente disponibilizou parte do seu tempo para participar nas fotografias, tornando o momento mais humano e autêntico.🌱

Mais informações sobre o concurso AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário