Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Rural Castânea começa hoje mostrando os melhores produtos de outono

 Entre hoje e domingo Vinhais recebe a 20ª edição da Rural Castânea-Festa da Castanha, um certame se transforma numa montra de produtos de outono e que “já é um dos mais importantes no panorama das feiras setoriais nacionais”, referiu o presidente da Câmara de Vinhais, Luís Fernandes.


A Festa da Castanha conta com um investimento de cerca de 220 mil euros por parte do município. Estão inscritos 60 expositores, mais oito são do concelho do que na edição de 2024. “O certame serve segundo o autarca, “para potenciar a castanha e os outros produtos, como mel, vinho e fumeiro” do concelho. “Há uma série de atividades nestes três dias, o que valoriza a feira”, acrescentou Luís Fernandes.

Pela primeira vez realiza-se o concurso da castanha e um amplo programa de atividades culturais, técnico-científicas, gastronómicas, turísticas e espetáculos. Este ano decorre também o Concurso Nacional da Churra Galega Bragançana. “São três dias de festa no concelho”, vincou o autarca dando conta que o impacto da feira na economia “não é mais significativo, face ao que gera a castanha durante o ano”.

O município não tem um cálculo das receitas de venda de castanha durante a feira, mas o autarca estima que se cifrem “em milhares de euros”.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário