Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Vinhais e Miranda do Douro investem em máquina de rastos para prevenir e combater incêndios

 Vinhais e Miranda do Douro adquiriram máquinas de rastos, de forma a reforçar os meios da Proteção Civil. 


Os municípios de Vinhais e Miranda do Douro reforçaram recentemente os meios da Proteção Civil com a aquisição de máquinas de rastos, equipamentos essenciais na prevenção e combate aos incêndios rurais.

De acordo com a autarca de Miranda do Douro, esta aquisição representa um passo importante não só na prevenção e combate aos incêndios, mas também na autonomia do município. “É de facto um instrumento que passa a estar ao serviço da comunidade e vai dotar o município de um instrumento muito importante no combate aos incêndios. Há sempre que dar a nota da solidariedade que tem existido entre todos os municípios do empréstimo das máquinas de rastros, mas hoje estamos em condições de ter a nossa máquina de rastros de tê-la ao serviço da nossa comunidade e também depois estarmos posicionados também para prestar apoio e auxílio se nos for solicitado”, explicou Helena Barril.

A nova máquina servirá para reforçar a capacidade de prevenção e resposta também no concelho de Vinhais.

“Vinhais ganha, digamos, o novo equipamento, quer no âmbito da proteção civil, quer no âmbito daqueles trabalhos que é necessário fazer na limpeza ou na abertura de caminhos, por exemplo, articulado com a proteção civil”, referiu o presidente de Vinhais, que destacou que o seu uso servirá para prevenir que “surjam fogos, embora claro que já sabemos que muitas vezes as situações mesmo com prevenção, os incêndios aparecem, mas de qualquer maneira, claro que é melhor prevenir e o facto de ter um equipamento destes ajuda também nesta prevenção”, rematou Luís Fernandes.

Em Vinhais, a máquina integra o projeto “Vinhais Mais Resiliente”, financiado por fundos comunitários, num investimento de cerca de 347 mil euros. Em Miranda do Douro o investimento é de mais de 400 mil euros, financiado em 80% por fundos europeus.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Cindy Tomé II

Sem comentários:

Enviar um comentário