quinta-feira, 17 de maio de 2012

Bragança - "OPA 2012-Orienta-te, Prepara-te, Atreve-te!"

Associação Académica avança com feira de emprego onde os estudantes vão poder falar com os responsáveis das empresas
A Associação Académica do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) vai realizar nos dias 23 e 24 de Maio a "OPA 2012-Orienta-te; Prepara-te; Atreve-te!", uma feira de emprego com um conceito inovador na região, visto que além da componente de formação prevê a interacção entre os estudantes e as empresas.

Trata-se de um modelo que vai de encontro aos maiores anseios dos alunos.
Ao todo vão estar presentes cerca de 30 empresas de vários ramos de actividade que ocuparão uma tenda a instalar no campus académico junto à Escola Superior de Educação. Este evento pretende ser uma rubrica bastante diferente das festas académicas, onde a Associação Académica quer tentar estreitar os laços entre os colegas do IPB e várias empresas do distrito, do país e da Europa.
“Não é uma feira de emprego, mas sim uma feira de oportunidades e empreendedorismo para mostrar às empresas a formação que existe em Bragança e para mostrar aos estudantes onde podem vir a trabalhar no futuro”, explicou Rui Sousa, presidente da Associação Académica, durante a apresentação do evento no passado dia 14 de Maio. A ideia é proporcionar aos alunos um contacto mais directo com o mundo laboral, uma vez que a procura de emprego é uma das maiores dificuldades que enfrentam quando terminam as licenciaturas.
“Queremos saber o que procuram as empresas actualmente e tentar mostrar a essas empresas o que nós fazemos no IPB porque há muita gente a desenvolver estudos de investigação interessantes e precisam de ser divulgados”, acrescentou. Paralelamente realizam-se palestras e seminários nas várias escolas do IPB, nomeadamente algumas com componente prática onde se vai ensinar a elaborar um currículo que possa ser usado para empresas de todo o mundo, redigir cartas de apresentação de acordo com as exigências do novo mercado. “Temos conferências abordando a temática do empreendedorismo com representantes de várias empresas, como por exemplo o director de recursos humanos da Christian Lay, uma marca de cosméticos internacional, que vai ensinar qual o melhor comportamento a desenvolver numa entrevista de emprego”, referiu João Gonçalves, da direcção da Associação Académica.
Também vão ser entregues prémios aos empresários, ex-alunos do IPB, que avançaram com empresas no âmbito do Gabinete do Empreendedorismo da instituição de ensino. Haverá ainda sessões para orientar os interessados no mercado de trabalho. Vai também decorrer uma jornada de recrutamento de trabalhadores para a empresa Century, para 30 alunos das áreas de Informática de Gestão, Engenharia Electrotécnica e Informática.

Por: G.L.
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário